Ziulana Melo

Social


Educação Ambiental – Alunos do 1º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Amapá foram os primeiros a conhecer o Espaço Sustentabilidade, inaugurado pela Prefeitura de Macapá nesta segunda-feira, 10. O lugar visa desenvolver a educação ambiental em uma área da Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística (Semur).
Serão promovidas palestras de educação, utilização de materiais recicláveis inorgânicos e de resíduos orgânicos para compostagem de adubo em plantios de hortaliças e plantas floríferas, todas voltadas às crianças do ensino fundamental. Alan Freitas, 6 anos, se mostrou empolgado e disse que repassará os conhecimentos aos seus irmãos.

 


Flash.
Toda a simpatia de Joilma, festejando idade nova, no último fim de semana

 


Em Destaque.
A Macapatur iniciou nesta segunda-feira, 10, inscrições para a mais bela Musa Verão 2019. Podem participar candidatas de todos os distritos do município.
As inscrições ocorrerão de 10 a 21 de junho, no Macapatur, localizado na Avenida FAB, nº 2974 B, bairro Santa Rita. Para participar é necessário preencher a ficha de inscrição, totalmente gratuita.
Musa Verão é um evento tradicional que ocorre durante o calendário do Macapá Verão, consolidando-se ao longo dos anos, descobrindo as belezas das mulheres amapaenses. Este ano, o lançamento oficial do concurso está marcado para 28 de junho, às 20h, no Macapá Shopping. A final está prevista para 7 de julho.

 


Clic.
Elegante casal jaqueline e Antônio, na noite mais que especial do casório. Felicidades!

 


Close.
A engenheira florestal e pesquisadora da Embrapa Amapá, Ana Euler é uma das autoras de trechos que compõem o livro Sistemas Agrícolas Tradicionais do Brasil, que reúne as 15 experiências premiadas pelo BNDES na chamada do I Prêmio de Boas Práticas para Sistemas Agrícolas Tradicionais (SATs).
“Açaí – do roçado à floresta: a história do sistema agroflorestal da comunidade do Arraiol do Bailique (Amapá)” é o título de um capítulo deste livro, que reúne trecho da pesquisadora Ana Euler, que relata a experiência do agroextrativismo no Bailique.

 


Clic .
A bela Alê Neves, quando festejava aniversário em ritimo junino, no último fim de semana

 

Capacitação.
Iniciou nesta segunda, 10, o primeiro dos três cursos de capacitação aos empreendedores que irão trabalhar no Macapá Verão 2019. Eles buscam padronizar os serviços aos veranistas que curtirão a programação de verão. As capacitações, que ocorrem até 24 de junho, terão como tema: atendimento ao cliente, precificação e higiene, e manipulação de alimentos. Os cursos serão realizados pelo Instituto Municipal de Turismo (Macapatur), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Mascote.
Estudantes matriculados na “Central do Enem: Todos a caminho do sucesso” podem participar até esta quinta-feira, 13, do concurso de criação da mascote do projeto. A premiação é de R$ 500. O edital do concurso está no site da Secretaria de Estado da Educação (Seed).
Para participar, o estudante deve entregar o seu desenho autoral à equipe de coordenação da Central do Enem em qualquer escola polo de Macapá, que funciona às terças-feiras e quintas-feiras, de 7h30 as 12h e das 13h40 às 18h.

Jogos Escolares.
Inicia nesta terça-feira, 11, a etapa municipal dos Jogos Escolares 2019 abrangendo escolas de Macapá e distritos da zona rural.
As disputas acontecerão nas categorias de 12 a 14 e de 15 a 17, com modalidades esportivas coletivas como futsal, handebol, basquete e vôlei, nos naipes masculino e feminino.
As competições envolverão 39 instituições de ensino entre públicas e privadas. Os jogos terão cerca 1.200 participantes entre alunos e professores. O evento é coordenado pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).

Conferência.
Entre os dias 12 e 14 de junho acontecerá a 8ª Conferência Estadual de Saúde no auditório do Sest/Senat, em Macapá. O evento é organizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e pelo Conselho Estadual de Saúde (CES).
Com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, o evento irá reunir gestores, prestadores de serviços, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para a construção de diretrizes para as políticas públicas de saúde.