Ziulana Melo

Social


Jovens Embaixadores – Estudantes do ensino médio da rede pública brasileira, com idade entre 15 e 18 anos, terão a oportunidade de fazer um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos. O programa Jovens Embaixadores 2020 está com inscrições abertas e os interessados devem preencher, até o dia 11 de agosto, o pré-cadastro online via Facebook www.facebook.com/JovensEmbaixadores, ou no link www.jovensembaixadores.org.br.
Os Jovens Embaixadores participam de oficinas e atividades sobre justiça social, empoderamento juvenil, liderança, empreendedorismo social e visitam pontos turísticos. Para participar, o estudante deve obedecer aos seguintes critérios: ter nacionalidade brasileira; boa fluência oral e escrita em inglês; pouca experiência no exterior e nunca ter viajado aos Estados Unidos; pertencer à camada sócio econômica menos favorecida; ter excelente desempenho escolar e capacidade de comunicação, liderança e iniciativa; possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade; e estar atualmente engajado em iniciativa de impacto social em sua comunidade, por ao menos seis meses.

 


Clic.
Em close, os quatro estudantes da Escola Estadual Professora Esther da Silva Virgolino, do bairro São Lázaro, foram campeões no Torneio Internacional de Robôs (TIR), realizado no período de 26 a 30 de junho, em São Luís (MA). O evento foi coordenado pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema).

 

Em Destaque. A XI Reunião da Comissão Mista de Cooperação Transfronteiriça (CMT) que acontece em Macapá, durante dois dias, no auditório do Sebrae/AP, com discussões sobre cooperação bilateral.
Realizado a cada dois anos, o encontro busca fortalecer as relações socioeconômicas entre o Amapá, no Brasil, e o departamento ultramarino da Guiana Francesa, na França.
Entre os temas abordados estão: saúde, educação, segurança, desenvolvimento econômico, questões migratórias e meio ambiente. Presidindo o encontro, o governador do Amapá, Waldez Góes, evidenciou a importância do evento dizendo que a Comissão Mista expõe os temas com os encaminhamentos que necessitam de atenção maior das autoridades francesas e brasileiras para destravar o desenvolvimento da região de fronteira. Acompanhe algumas imagens do primeiro dia da reunião.

 

 


Close.
Lindíssima debutante Joyce, em clic pra lá de especial, pelas lentes de Fabiano Menezes

 


Clic .
A simpatia de Paulo Celso, na comemoração glamourosa de mais um aniversário

 

Estudos Teatrais.
A Unifap lançou o edital para formação da primeira turma do curso de Especialização em Estudos Teatrais Contemporâneos. São 30 vagas para ingresso no segundo semestre de 2019, sendo que 4 são destinadas a pretos, partos, quilombolas ou indígenas, 3 a pessoas com deficiência e 1 vaga para a pessoas trans (travestis ou transexuais).
As inscrições são gratuitas e serão realizadas somente pela internet, ficando aberta até o dia 03 de agosto deste ano. O processo seletivo tem três fases.

Enem 2020.
O Inep vai deixar de aplicar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em papel a partir de 2026.
A transição do papel para o computador vai começar em 2020 com um projeto-piloto para 50 mil candidatos de 15 capitais. A adesão dos candidatos será opcional no ato de inscrição, até um total de 50 mil participantes, o equivalente a 1% do total de participantes; O valor da inscrição será o mesmo para todos os participantes.

Proposta.
O governo brasileiro está propondo ao governo francês o aumento na quantidade de carteiras emitidas semanalmente e a distância que os brasileiros podem circular dentro da Guiana Francesa.
A proposta foi feita durante a XI Reunião da Comissão Mista de Cooperação Transfronteiriça (CMT), que está acontecendo em Macapá.

Ponte.
Aberta desde março de 2017, a Ponte Binacional que liga a fronteira de Oiapoque com a Guiana Francesa deverá passar a funcionar em novo horário.
A proposta foi feita pela delegação francesa nesta quarta-feira, 3, primeiro dia da XI Reunião da Comissão Mista de Cooperação Transfronteiriça (CMT), e deve compor um acordo que começou a ser construído para a circulação de cargas, pessoas e bens de subsistência entre Brasil e França. O encontro reúne líderes políticos de ambos os países para discutir temas de cooperação bilateral entre Brasil e França.