Ziulana Melo

Social


Peregrinação – Para dar início a programação da festividade religiosa de São Tiago, a tradicional peregrinação das imagens de São Tiago e São Jorge, passa por instituições públicas e privadas. O Sebrae no Amapá recebe a comitiva de Mazagão, na sede da instituição em Macapá, na segunda (15), às 8h30. Após a visita, a imagem dos santos segue para o Palácio do Setentrião, sede do Governo do Estado do Amapá. A Festa de São Tiago, acontece em Mazagão Velho – Distrito de Mazagão, a cerca de 70 quilômetros de Macapá, no período de 16 a 28 de julho,. A festividade agrega rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto, realizado pela comunidade local, por meio da Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST).
A festa conta com a encenação a céu aberto que reconta a guerra entre Mouros e Cristãos e a aparição de São Tiago como soldado anônimo que lutou ao lado do povo de Cristo e garantiu a vitória. O elenco é formado por moradores da comunidade de Mazagão.

 


Clic.
Os estudantes Caio Lima e Bárbara Flexa, da Escola Estadual Professor Gabriel de Almeida Café, já embarcaram para um intercâmbio de 25 dias nos Estados Unidos.
Eles foram selecionados pelo BP Global STEM Academies – programa parceiro do Governo do Amapá, que concede bolsas integrais de estudos no Egito e nos Estados Unidos, voltados para ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
O programa ofertou 10 vagas para o Brasil, sendo quatro delas para estudantes da rede pública do Amapá.

 

Em Destaque. No fim da tarde desta sexta-feira (05), a Prefeitura de Macapá realizou um ‘happy hour’ com jornalistas amapaenses pra apresentar a praia de Fazendinha para este Macapá Verão, que se inicia no domingo, 7.
Prefeito Clécio Luis e seu secretariado recepcionaram a imprensa, em luau movimentadíssimo, com direito a show musical. Acompanhe alguns clics do evento:

 

 


Clic .
Desenvolvido pela Prefeitura de Macapá, o projeto Copinho do Amor foi premiado como melhor experiência estadual na XVI Mostra Brasil Aqui Tem SUS, que aconteceu no Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. A iniciativa, que tem o objetivo de estimular o aleitamento exclusivo, concorreu com outras 500 práticas exitosas de todo o país.

 

Tudo pronto!.
O balneário já está pronto. A limpeza e a iluminação estão em dia. Os artistas foram contratados. E o camarão no bafo com o peixe frito esperam os veranistas no balneário da Fazendinha. Os pratos são os mais pedidos do verão, e este ano estão com preços variados nos bares e restaurantes do local. Ao todo, são mais de 20 estabelecimentos com preços diferenciados dos pratos para a clientela. E para padronizar os serviços, este ano, os empreendedores da Fazendinha participaram de cursos de atendimento ao cliente, precificação, higiene e manipulação de alimentos.

Arte.
Mais uma novidade que será apresentada no Macapá Verão deste ano é o apoio do Arteamazon, juntamente com o artista amapaense Ralfe Braga, que permitiu o uso de quatro imagens de obras de sua autoria para o evento deste ano. Elas foram produzidas inicialmente em forma digital e serão pintadas a mão pelos artistas locais, usando tinta à base d’água como pigmento e o asfalto como suporte.
Ficará um show!

Presença.
O coordenador do Centro de Apoio Operacional Eleitoral do MP-AP, promotor Ricardo Crispino, participou, nos últimos dias 3 e 4, em Brasília, de reunião de trabalho e capacitação, organizados pela Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE), quando foram debatidos temas para tornar a atuação ministerial mais eficiente e adequada à sua missão constitucional. Dentre os pontos, houve destaque para o processo de implantação, pela Justiça Eleitoral, em todas as zonas eleitorais do Brasil, no segundo semestre deste ano, do “Processo Judicial Eletrônico – PJE”, plataforma já adotada pelos Tribunais Eleitorais nas eleições de 2018 e que será o instrumento obrigatório de peticionamento para promotores eleitorais nas eleições municipais de 2020.

Tarifa social.
A CTMac informa que 100% da frota de ônibus, com tarifa social de R$ 1,65, estará em funcionamento durante os quatro domingos do mês de julho, em que será realizado o Macapá Verão 2019.
Foi organizado um esquema especial de transporte público para atender a população que irá participar do evento nos balneários da Fazendinha e do Curiaú.