Ziulana Melo

Social


Burger Fest Rock – O Sebrae/AP promove no próximo fim de semana a 2ª edição do Burger Fest Rock com 22 expositores, com degustação a R$ 12 reais e a 1ª Exposição de Economia Solidária com 17 expositores.
Os eventos acontecem no estacionamento da sede da instituição e no Salão de Eventos Macapá, nos dias 12 e 13 de julho, nesta sexta e sábado, respectivamente, das 18h às 23h. O evento apresenta produções exclusivas com Chefs no cenário nacional e local; Desafio Devoradores – concurso de quem come mais hambúrguer em menos tempo (5 minutos); Oficina de Boas Práticas de Alimentação; Atendimento ao Cliente; comercialização de hambúrgueres, steak e cerveja artesanal; Cozinha do Chef – Aula Show comandadas por chefs burger amapaense e convidado nacional; Espaço Burger Experience; Show de Rock; e Exposição Economia Criativa; Espaço Tatoo; Espaço Men (barbearias), piercing e camisarias; e ambientação da carros.

 


Clic.
A linda princesa Amanda Andrade de Oliveira, filha do casal Fabiana Andrade e Linesio Oliveira, comemora 10 aninhos nesta quinta, 11. Parabéns especial desta colunista!

 


Em Destaque.
Respeito e inclusão. Foi com essa proposta que o prefeito de Macapá, Clécio Luís, sancionou na manhã desta quarta, 10, Lei Municipal que institui o Dia Municipal dos Surdos.
A partir de agora, a data será comemorada anualmente em 26 de setembro, quando serão relembradas as lutas vividas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania, e o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e da cultura surda em todas as instâncias sociais.
O Projeto de Lei é de autoria da vereadora Patriciana Guimarães (PRB).

 

  
Clics.
Um grupo com 40 crianças e adolescentes da Guiana Francesa, com idades entre 8 e 15 anos, visitou na manhã desta quarta-feira, 10, a Fortaleza de São José de Macapá e o Monumento Marco Zero do Equador. Eles compõem uma programação turística em território brasileiro, organizada pela Associação Tourépé, de Cayenne (FRA). A entidade trabalha com projetos musicais e de lazer. A comitiva chegou ao Amapá no dia 7 de julho, e deve permanecer até o dia 20 do mesmo mês.
A recepção aos guianenses foi organizada pela Setur, que projetou junto com a Tourépé todo o roteiro de visitas para os pequenos turistas, e cedeu o transporte, guias e intérpretes.

 


Clic.
A Guarda Civil Municipal de Macapá faz intercâmbio em Cayenne. Os agentes compartilham conhecimentos com as forças policiais da Guiana Francesa.
A viagem faz parte da grade do Curso Superior de Polícia (CSP), oferecido pelo Governo do Amapá e coordenado pela Escola de Administração Pública (EAP).
A corporação está representada pelo inspetor Iran Nunes Gomes e a guarda Nilza Iracema Coelho Ferreira.
A equipe brasileira é formada por 21 oficiais da Polícia Militar, três oficiais do Corpo de Bombeiros, dois agentes da Guarda Municipal, dois agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e um agente penitenciário. A equipe fica na Guiana no período de 7 a 12 de julho.

 


Flash.
Toda a simpatia e elegância de Ruth Brazão

 

Fiscalização.
A Diagro fiscaliza diariamente a área de embarque do Aeroporto Internacional de Macapá e os principais portos do Estado, na intenção de controlar e impedir a saída de hospedeiros da mosca da carambola para outros estados do Brasil.
São cerca de 40 tipos de frutos na lista de hospedeiros da praga, determinados pela Instrução Normativa nº. 38, de 1º de outubro de 2018, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Licitação.
A Polícia-Técnico Científica do Amapá (Politec) está em processo licitatório para a contratação de uma nova empresa que ficará responsável pela confecção das carteiras de identidade. Por esta razão, desde o início deste mês, a emissão do documento está sendo feita apenas para casos de emergência.
A previsão é de que o serviço normalize em até 60 dias.

Pedal.
Pela primeira vez, em 242 anos, a Festa de São Tiago terá uma rota cicloturística saindo de Macapá até a Vila de Mazagão Velho, no município de Mazagão, onde ocorre a tradicional festividade de 16 a 28 de julho.
É o I Pedal de São Tiago que acontecerá no dia 14 de julho e terá um trajeto de aproximadamente 68 km, passando pelo município de Santana e Mazagão Novo até chegar ao destino final.

Mutirão.
A Defensoria Pública do Estado do Amapá vai realizar no próximo sábado, 13, um mutirão de atendimentos onde reunirá defensores de diferentes áreas de atuação. A programação acontecerá no Centro de Mobilização Social do Projeto Minha Gente, zona norte de Macapá, das 8h às 12h.
O objetivo é levar orientações e demais procedimentos judiciais às pessoas que não possuem condições financeiras de arcar com serviços jurídicos, além de aproximar a defensoria da comunidade amapaense.