Ziulana Melo

Social


Prêmio CNMP – A Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CPE/CNMP) divulgou, na última sexta, 12, os 27 projetos finalistas das nove categorias do Prêmio CNMP 2019.
O Aplicativo SOS Mulher, desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da Informação do Ministério Público do Amapá (MP-AP), em parceria com a Prefeitura Municipal de Macapá (PMM), está na final, entre as iniciativas da área de Tecnologia da Informação. Em cada categoria, três projetos disputam o primeiro lugar. Os vencedores serão conhecidos no dia 22 de agosto, durante a solenidade de abertura do 10º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público, no Instituto Serzedello Corrêa, em Brasília.

 


Clic.
Em close especial, bonita debutante Layza Minelly, quando festejava seus 15 anos de idade

 

Em Destaque. A Festa de São Tiago 2019 iniciou nesta terça-feira, 16, no distrito de Mazagão Velho.
Como manda a tradição, os fogos e os tiros das alvoradas acordaram a cidade para avisar que chegou mais uma edição da festividade; já por volta das 18h, ocorreu a primeira transladação das imagens de São Tiago e São Jorge para a Capela.
Durante três dias, as imagens dos santos percorreram instituições públicas e residências de devotos em Macapá e Mazagão para divulgar o evento.
A partir da abertura, ocorrem novenas diárias na Igreja de Nossa Senhora da Assunção. Após as celebrações religiosas, acontecem os arraiais com bingos e leilões seguidos de festas dançantes. Durante o dia, tem vasta programação no palco montado no balneário às margens do rio Mutuacá.

 

 


Close.
A diversidade da Música Popular Amapaense (MPA) se encontrará com a sensualidade da melodia da Guiana Francesa, nesta quinta, 18, no balneário da Fazendinha. Oito atrações animarão o público na Estação Lunar com ritmos locais das duas regiões.
As apresentações incluem músicas da Amazônia, ritmos do Norte e também a diversidade da Guiana Francesa. A programação contará ainda com exposição, feira de artesanato e muita gastronomia. Ainda na quinta-feira, pela manhã, os artistas da Guiana estarão na Fazendinha fazendo a passagem de som.

 


Flash.
Linda e elegante maria Clara, na comemoração de seus 15 anos.

 

Plantando Legal.
Quem passou pelo Macapá Verão na Fazendinha também pôde conhecer o projeto Plantando Legal. Idealizado pela prefeitura, tem como objetivo incentivar o cultivo de hortaliças e a educação ambiental.
As mudas podem ser adquiridas também no Horto Municipal, localizado na Rua Sebastião Queiroz Alcântara, bairro Jardim Felicidade. As doações ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

Verão de sucesso.
Com sucesso de público, a programação do Macapá Verão 2019 entra para a terceira semana com mais de 30 atrações e diversão para toda a família. Nesta semana, haverá as estações Lunar, Brega, Esporte, Nerd e Criança, além da domingueira.
O evento conta também com feira de artesanato, gastronomia, distribuição de mudas, exposição de artes visuais, contação de histórias, capoeira e teatro.

Feira de Ciências.
Estão abertas, até o dia 15 de agosto, as inscrições para submissão de projetos para a VII Feira de Ciências e Engenharia do Amapá (Feceap), que será realizada entre os dias 25 a 27 de setembro, no auditório do Sebrae, em Macapá. A Feira incentiva os jovens ao interesse pela ciência, com inovação, bem como proporciona o intercâmbio científico. Os melhores trabalhos poderão receber credenciamento para participar de feiras nacionais ou internacionais. Podem se inscrever estudantes do ensino fundamental, ensino médio e/ou técnico, e ensino superior de instituições brasileiras e internacionais. As inscrições são exclusivamente pela internet. É só solicitar o formulário pelo e-mail inscricaofeceap@gmail.com .

Transporte para Mazagão.
As empresas que atuam no transporte intermunicipal disponibilizarão mais 16 ônibus para atender o público da 242ª Festa de São Tiago, que acontece entre 16 e 28 de julho na Vila de Mazagão Velho. Durante os 13 dias de festa, os ônibus sairão a partir das 6h do terminal Maracá, localizado na Rua Rio Maracá, próximo ao Parque do Forte, no centro de Macapá.