Ziulana Melo

Social


SOS Mulher – O aumento do número de casos de violência contra a mulher colocou o Brasil em 5°lugar entre os países que mais cometem feminicídios em todo o mundo. Diante deste cenário, é preciso usar todos os recursos, além dos meios tradicionais de denúncia, para combater a violência contra a mulher em todos os âmbitos.
Desta forma, a Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CPE/CNMP) divulgou, na última semana, os 27 projetos finalistas das nove categorias do Prêmio CNMP 2019. Entre eles, está o Aplicativo SOS Mulher, desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da Informação do Ministério Público do Amapá (MP/AP), em parceria com a Prefeitura Municipal de Macapá (PMM), na área de Tecnologia da Informação.

 


Clic.
Os dias 21, 25, 26, 27 e 28 de julho estarão abertos para a segunda temporada das “Férias no Museu Sacaca”.
Evento reunirá crianças para participarem de brincadeiras, contação de histórias, pintura de rostos, caça ao tesouro, entre outras atividades.

 

Em Destaque. Jornalista André Trigueiro em descontraído bate papo com a imprensa, no início da noite desta sexta-feira, 19, no terraço da sede do MP-AP, a propósito das palestras que ele dará, neste fim de semana, em Macapá, acerca de suicídio e meio ambiente.
Colegas jornalistas foram recepcionados pelos promotores André Araújo, Fábia Nilci e a procuradora geral do MP-AP, Ivana Cei.

 

 


Close.
O Juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), Luiz Nazareno Borges Hausseler, se despediu nesta sexta-feira (19), como Juiz da 2ª Zona Eleitoral, ele ficou como magistrado no biênio 2017/2019.
Na foto, em momento de confraternização e agradecimentos aos servidores, que colaboraram com sua gestão.
O próximo magistrado a assumir a 2º Zona Eleitoral será nomeado em sessão plenária de acordo com a resolução do TRE/AP nº193. Nesse período o Juiz da 10º Zona assume provisoriamente as duas zonas (2ª e 10ª).

 


Flash.
Presidente do Congresso Nacional, na última terça, 16, em coletiva de imprensa avaliando o primeiro semestre legislativo de seu primeiro ano de mandato.
Sobre a proposta de emenda à Constituição da reforma da Previdência, que será apreciada pelo Senado no segundo semestre, o presidente voltou a dizer que espera a aprovação na Casa no prazo de 45 a 60 dias e que os estados e os municípios sejam incluídos pelos senadores na nova Previdência.

 

Feira Itinerante.
Com o slogan ‘Um jeito fácil de vender e uma ótima forma de comprar’, o Sebrae no Amapá, em parceria com a Prefeitura Municipal de Mazagão, realiza a Feira Itinerante de Mazagão, na orla do município, neste sábado, 20. O evento promove um circuito de comercialização com venda de confecções, calçados, bijuterias, brinquedos, artesanatos, decoração e produtos rurais com preços a partir de R$1 real

Esporte Verão.
O Macapá Verão está cheio de atividades neste sábado, 20. A programação esportiva inicia pela manhã no Complexo Turístico do Jandiá e segue até as 18h no complexo do Araxá. Atrações musicais, torneio de futlama e remada serão as principais atrações.
Esportistas já cadastrados participarão das atividades nos dois pontos. A atração pela tarde será a Remada Esportiva, que iniciará no Jandiá e terminará no Araxá. Além disso, uma comitiva da Guiana Francesa acompanhará um river tour pelo rio Amazonas.

Curso.
O Projeto Comunidade em Círculo, do Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Macapá ministrará, de 22 a 26 de julho, curso introdutório em Justiça Restaurativa, no bairro do Congós, zona sul de Macapá.
A pedagoga Ângela Martins, servidora do Juizado, será a instrutora do curso. Durante a semana de formação, os participantes aprenderão como realizar círculos restaurativos na comunidade por meio de conteúdos que englobam a Justiça Restaurativa e a comunicação não-violenta.

Roda de Bandaia.
No próximo domingo, 21, acontece mais uma apresentação do projeto Roda de Bandaia, a partir das 17h, no bar e restaurante Norte das Águas – no Santa Inês, a entrada é gratuita. A Roda, idealizada pelo grupo Bandaia, em novembro de 2015, tem como integrantes músicos e cantores com larga experiência musical. São eles: João Amorim, Beto Oscar, Nitai Santana, Ismael Biluca, Paulinho Queiroga e Lucas Santana.