Ziulana Melo

Social


Sonora Brasil – Na edição de 2019, o Sesc Amapá realiza mais uma reprodução do projeto Sonora Brasil, que este ano traz para a região norte o tema “A música dos povos originários do Brasil”.
Realizado no período de 05 a 08 de agosto de 2019, a partir das 19h30, o projeto visa fomentar as mais diversas expressões musicais pouco difundidas que integram o amplo cenário musical brasileiro. O tema será apresentado por meio de quatro circuitos, com dois grupos diferentes em cada, mostrando um pouco da diversidade das manifestações sonoras indígenas, presentes em ritos e festejos.
Consagrado como o maior projeto de circulação musical do país, a cada biênio o projeto Sonora Brasil aborda dois novos temas. A seleção dos grupos e a definição das temáticas são feitas por uma curadoria nacional, com a proposta de despertar um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país. A ação possibilita à sociedade o contato com a diversidade da música brasileira, que é um dos elementos mais ricos da cultura, e com a arte indígena, sendo uma porta de entrada privilegiada a um universo tão diversificado, muitas vezes, ainda desconhecido.

 


Clic.
Em close, jornalista Luiz Melo com as queridas Raphaela Carrera (Senado Federal) e Bernadeth Farias (Tjap), durante visita de Davi Alcolumbre no Tjap, nesta segunda, 29.

 

Em Destaque. A Corte do Tribunal de Justiça do Amapá recebeu na manhã desta segunda, 29, a visita institucional do presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre.
Na oportunidade o senador assegurou aos membros da Corte o aporte de R$ 12 milhões em investimentos no setor tecnológico do TJAP.
Davi foi recepcionado pelo Presidente do Tjap, desembargador João Guilherme Lages Mendes, e pelos colegas desembargadores Carmo Antônio de Souza, Sueli Pini (vice-presidente), Carlos Tork (diretor da Escola Judicial do Amapá), Rommel Araújo (presidente do TRE/AP) e Eduardo Contreras (corregedor); e o juiz auxiliar da Presidência, Paulo Madeira, a visita ao Judiciário faz parte de uma agenda de trabalho do presidente do Congresso em Macapá.

 

 

  
Clic.
Quem esteve passeando, aproveitando o fim da linda tarde na Praça Floriano Peixoto, pôde acompanhar as atrações da Estação Criança, que fez parte da programação do Macapá Verão 2019. A variedade de atrações atraiu o público, que acompanhou de perto rodas de capoeira, apresentações teatrais, música e atividades circenses. Esta última arrancou risos estrondosos da criançada com os palhaços.
Com olhares atentos, as crianças eram as mais interessadas em cada apresentação, o que também atraia os pais dos pequenos. A curiosidade aguçada pelos artistas deixava o público paralisado. Em outros momentos, quem assistia acompanhava os artistas com palmas, o que deixava os shows mais atraentes.

 


Flash.
Foi inaugurado na manhã desta segunda, 29, na unidade do SuperFácil do Centro, o novo posto de atendimento do TRE/AP, no espaço destinado ao Tribunal de Justiça do Amapá. São três guichês de atendimento ao público, com servidores estaduais capacitados pelos técnicos da 2ª Zona Eleitoral.
Na cerimônia de inauguração, o presidente do TRE/AP, desembargador Rommel Araújo, esteve acompanhado dos juízes Ernesto Collares e Liége Cristina de Vasconcelos Ramos Gomes, e de servidores da Justiça Eleitoral.

 

Novo Posto.
Nos dias 30 e 31 de julho, o GEA, MEC e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Unidme) promovem o Encontro Técnico de Gestores Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O evento tem como objetivo auxiliar na gestão dos recursos financeiros repassados pelo governo federal ao Estado do Amapá e municípios, bem como aprimorar a execução dos programas gerenciados pela autarquia. O encontro, que contará com a participação do presidente do FNDE, Carlos Alberto Decotelli, é uma continuidade às ações de capacitação e atendimento a gestores da Amazônia.

Prevenção.
Agentes da Semsa distribuíram 10 mil camisinhas e gel lubrificante durante a última domingueira do Macapá Verão no balneário da Fazendinha, neste domingo, 28. Os profissionais também prestaram informações de conscientização e educação sexual, e sobre os cuidados necessários para a prevenção de DST’s, com a distribuição de cartilhas informativas.

Curiaú Verão.
O último domingo de programação do Macapá Verão no balneário do Curiaú serviu para consolidar a expectativa em relação ao movimento no local durante o mês de julho.
O evento atraiu milhares de banhistas, o que resultou em faturamento positivo aos empreendedores do local.

Macapá Verão.
A última domingueira do Macapá Verão 2019 reuniu centenas de famílias no balneário da Fazendinha no domingo, 28.
Programação nem mesmo havia começado e muitos já ocupavam a areia da praia, com cubas, cadeiras, bolas e pipas que coloriram o céu do local.
A programação do Macapá Verão, além de reunir famílias macapaenses no balneário da Fazendinha, movimenta a economia local, por meio dos empreendedores beneficiados com a venda de alimentos para o consumo dos veranistas.
Programação já deixa saudades de muitas famílias que aproveitaram as domingueiras.