Ziulana Melo

Social


Vacinação – O Município de Macapá recebeu do Ministério da Saúde cerca de 3 mil doses da vacina Meningocócica C, para a administração em adolescentes na faixa etária de 12 e 13 anos. A vacinação estará disponível em todas as unidades de saúde a partir de segunda-feira, 5 de agosto.
Embora esteja muito relacionada às crianças, que são vacinadas ainda nos primeiros meses de vida, os adolescentes também precisam da imunização, pois estão entre os principais transmissores da meningite.
Junto a meningocócica, os adolescentes devem tomar a vacina contra o HPV, que também está disponível nas UBS’s da capital. Fazem parte desse público-alvo para a imunização meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.

 


Close.
Esta colunista registra e envia parabéns especial, a jovem Helena Soares, que festejou nesta sexta-feira, seus 15 anos de idade

 


Em Destaque.
O Sub- Procurador da Procuradoria Geral da República (PGR) e coordenador da 6ª Câmara dos Povos Indígenas do Ministério Público Federal, Antônio Carlos Bigonha, vem ao Amapá para acompanhar de perto o ocorrido na aldeia Wajãpi. Ele foi designado pela PGR, Raquel Dodge.
Ele informou a vinda ao Estado, por telefone, ao senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP). Na ligação, Bigonha informou ao senador as últimas providências e o acompanhamento do caso por parte do Ministério Público Federal, além de afirmar que até o dia 15 de agosto deverá vir pessoalmente, junto com os procuradores e a Comissão de Direitos Humanos da Câmara e do Senado, até as aldeias Aramirã para se reunirem com o povo Wajãpi.

 


Clic.
Em close, a bela Maria Eduarda, quando festejava seus 15 anos de idade

 


Clic.
‘Em close, a bela Isabela Silva

 


Flash.
O sorriso encantador de Joice Santos

 

Pós.
A Escola de Saúde Pública (ESP) realizou nesta sexta-feira, 2, a aula inaugural do Curso de Pós-Graduação em Especialização em Saúde Pública. O curso é uma parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), através da Rede de Escolas de Saúde Pública do Sistema Único de Saúde (SUS), e terá duração de 12 meses, com aulas mensais, na Escola de Administração Pública (EAP), em Macapá. Foram ofertadas 40 vagas, 20 para servidores efetivos ou não da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e 20 para o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), distribuídas entre os municípios.

Material escolar.
Com a retomada do calendário letivo nas redes pública e particular de ensino, a preocupação de pais e alunos também se volta para a lista de material escolar. Para orientar sobre o melhor preço e facilitar a economia, o Procon, divulgou levantamento do valor de 50 itens em papelarias de Macapá.
Lista disponível no site da instituição.

Manifesto.
Um manifesto artístico realizado nesta sexta-feira (2), em Macapá, por movimentos sociais cobrou uma investigação mais profunda da Polícia Federal sobre a morte do índio Emyra Waiãpi, de 62 anos. Ele foi encontrado morto no dia 23 de julho e índios atribuem o assassinato a invasão de garimpeiros em aldeia indígena no Oeste do Amapá. O corpo do índio passou por exumação e necropsia nesta sexta-feira. Um helicóptero do Grupo Tático Aéreo (GTA) foi enviado para a aldeia por volta das 9h, para fazer o deslocamento até a capital, onde é feito o exame.

Mutirão.
A Defensoria Pública do Estado do Amapá (DPE/AP) realiza neste sábado, 3, mais um mutirão de atendimentos, desta vez, a programação acontece no município de Santana, no horário das 8h às 12h, com a participação de servidores de Macapá e Santana. Os atendimentos jurídicos serão por ordem de chegada, nas áreas de direto da família, civil, criminal, infância e violência doméstica. Na última ação descentralizada, realizada no bairro Jardim II, em Macapá, a Defensoria realizou 244 atendimentos, sendo 172 na vara da família, 49 criminal e execução e 23 na área cível.