Ziulana Melo

Social


Jovem Descolado – O Sebrae Amapá realiza aula inaugural de mais uma edição do Projeto Jovem Descolado. O evento acontece na sede da instituição em Macapá, no próximo sábado (10), às 16h.
A ocasião marca o início das atividades do projeto em 2019. O objetivo é capacitar jovens para o mercado de trabalho, assim como, oferecer conhecimento necessário para um empreendedorismo eficaz na vida pessoal, profissional e empresarial. O Projeto Jovem Descolado já capacitou mais de mil participantes em Macapá, Santana e Laranjal do Jari, e em virtude do resultado exitoso da capacitação em 2018, a edição 2019, inicia com atividades no município de Oiapoque. A programação do lançamento conta com a apresentação do Projeto Jovem Descolado, realizada pela diretora técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo; com atrações artísticas e culturais; e com a palestra do jovem empreendedor conhecido nacionalmente, Davi Braga, que aos 13 anos, criou a primeira empresa, uma startup de venda de material escolar online, intitulada List-it, um exemplo para jovens e adultos que enxergam no empreendedorismo um caminho para a vida profissional.

 


Clic.
Dezenas de mamães e bebês estiveram presentes no mamaço, realizado pelo Banco de Leite Humano (BLH), do Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML), na tarde do último sábado, 3, no auditório do Museu Sacaca.
Evento marcou a abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que faz parte da programação do ‘Agosto Dourado’, mês de incentivo a amamentação.

 


Em Destaque.
A Rede Sustentabilidade fará um grande ato de filiação de novas lideranças no Amapá, entre eles estão a secretária de saúde de Macapá, Silvana Vedovelli e o vereador de Macapá, Caetano Bentes. Dois importantes quadros da política amapaense que já visualizam as eleições de 2020.
Os nomes serão homologados pela porta voz do partido, Mary Cruz.

 

  
Close.
O presidente do TRE-AP, desembargador Rommel Araújo, empossou na tarde desta segunda-feira (5) como titular da 2ª Zona Eleitoral a juíza Eleusa da Silva Muniz.
Ela terá um mandato de dois anos, biênio 2019/2021. A magistrada substitui o juiz Luiz Nazareno Borges Hausseler que ocupou o cargo no período de 2017-2019.
Durante a posse, o presidente do TRE saudou a nova titular da 2ª Zona Eleitoral e deu boas-vindas à juíza. Por sua vez, a magistrada ressaltou que se empenhará no novo desafio profissional, assim como fez ao longo de sua carreira na magistratura.

 


Clic.
Magistrados do Amapá durante Workshop sobre Metas Nacionais da Justiça Estadual para 2020, que ocorreu na manhã desta segunda, 5, no Tribunal de Justiça do Amapá, tendo como público-alvo magistrados e servidores, além da Associação dos Magistrados do Amapá (AMAAP) e do Sindicato dos Serventuários da Justiça (Sinjap).
O objetivo do encontro foi deliberar, em grupo, três propostas de temas para metas nacionais da Justiça: Grandes Obras Paralisadas no Brasil; Infância e Juventude e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – esta última alinhada com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

 


Flash.
José Rudney Cunha Nunes é o novo titular da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).
Ele substitui o educador físico Júnior Maciel, que também é presidente da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD).
Solenidade de posse ocorreu na Sala de Reuniões do Palácio do Setentrião.

 

Jogos Escolares.
As finais dos Jogos Escolares Amapaenses 2019, nas modalidades coletivas, categorias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, masculino e feminino, iniciam nesta terça-feira, 6, e seguem até o dia 10 de agosto. Essa etapa reúne as equipes campeãs das fases municipais da competição, e 10 municípios serão representados com a participação de mais de 400 atletas e 83 times representando 37 instituições de ensino, entre públicas e privadas. Os jogos são coordenados pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).

Minicurso.
O Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT realiza no período de 6 a 8 de agosto, de 14h30 às 17h30, o minicurso “Direitos Humanos e População LGBT”, na Universidade Estadual do Amapá (Ueap). A capacitação é voltada para os novos conselheiros, eleitos em 1º de julho deste ano. Durante o curso serão tratados os seguintes temas: Estado democrático de direito e direitos humanos; Estado democrático de direitos e políticas públicas sociais; Exclusão social e discriminação da população LGBT e; Marcos amapaenses da luta de direitos da população LGBT.

Francês.
O Centro Estadual de Língua e Cultura Francesa Danielle Mitterrand iniciou nesta segunda-feira, 5, as inscrições para o processo seletivo que está ofertando 470 vagas, em cinco modalidades de cursos de francês, gratuitos.
Os interessados têm até as 23h59 do dia 7 de agosto para se inscrever, através do site processoseletivo.ap.gov.br.
A classificação será por ordem de inscrição e os candidatos precisam apresentar documentos comprobatórios no ato da matrícula.

Centro especializado.
Foi inaugurado nesta segunda-feira, 5, em Laranjal do Jari, o Centro Especializado no Transtorno do Espectro Autista (Cetea), criado através de uma parceria entre a Sesa e MP/AP.
O espaço é resultado de um Terno de Cooperação Técnica, através do qual o MP/AP cedeu, gratuitamente, três salas no anexo da Promotoria de Justiça do município, localizado na Rua Primavera, nº 1171, bairro Agreste. Neste ambiente, o centro ofertará atendimentos ambulatoriais com psicólogo, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional.