Ziulana Melo

Social


Descolado – Com a apresentação de shows artísticos, culturais e palestras, o Governo do Amapá (GEA) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), lançam neste sábado, 10, a 3ª edição do Projeto Jovem Descolado.

O evento será às 16h na sede do Sebrae, em Macapá. O projeto visa qualificar os jovens desenvolvendo suas competências e habilidades que os levem a patamares mais elevados profissionalmente.

O Jovem Descolado, em parceria com o GEA, foi viabilizado por meio de convênio firmado com o Sebrae, através da Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims) no valor de R$ 90 mil. Nesta edição, o projeto atenderá um público de demanda dirigida, isto é, jovens que participam de políticas sociais do Governo do Amapá, como indígenas, afrodescendentes, mulheres vítimas de violência e beneficiários dos programas Renda para Viver Melhor, Amapá Jovem e Passe Livre Estudantil.

 


Clic.
Deputado Paulo Lemos informou na manhã desta sexta-feira, 9, no programa LuizMeloEntrevista (Diário 90,9), que ainda neste mês será publicado o Edital com as regras do certame que deverá ocorrer em outubro próximo.
O deputado garantiu que o processo que desembocará no concurso corre na mais absoluta legalidade, inclusive de ordem financeira, uma vez que não demanda despesa para a Alap.

 


Em Destaque.
Com foco na discussão e gestão dos riscos de violência doméstica e familiar, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promove, desde ontem (8), em Brasília/DF, a 13ª edição da Jornada Maria da Penha.
O Judiciário amapaense participa representado pelo desembargador Carmo Antônio de Souza, coordenador da Política de Combate à Violência Contra a Mulher no Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), e pelo juiz Normandes Sousa, titular do Juizado da Violência Doméstica contra a Mulher da Comarca de Macapá.

 

  
Clic.
Um encontro de identidade regional e ritmos que carregam a nossa ancestralidade africana aconteceu no mês de agosto, em Caiena, entrelaçando mais ainda a linguagem cultural que une o Brasil a essa porção da Europa na América do Sul.
O projeto “Ponte Cultural Amapá – Guiana Francesa” reuniu os brasileiros Patrícia Bastos, Nilson Chaves, Enrico Di Miceli e Dante Ozzetti, e a flautista guianense Michaëlle Ngo Yamb Ngan no palco do Complexo Eldorado, no último sábado, 3, em uma exaltação da música da região amazônica.
Os produtores Clicia Vieira Di Miceli e Lívio de Sá foram os responsáveis pela construção desse encontro, que aproximou mais ainda essa rica fronteira musical.

 

  
Close.
A Prefeitura de Macapá, em parceira com seis grafiteiros, presenteia a população com uma exposição permanente no distrito de Fazendinha. As obras, a céu aberto, estão na rua e na pista de skate do balneário. Elas foram feitas por grafiteiros e algumas reproduzem quadros do artista amapaense Ralfe Braga. As artes foram entregues à população durante o Macapá Verão e podem ser vistas a qualquer momento.
Os artistas Vampiro grafiteiro, Cotoneti, o artista plástico Abmael da Silva Pantoja, mais conhecido como Abmael Art; João Batista Almeida de Freitas, conhecido como João Buda; Curumim na rua e Niani Naniné são os responsáveis pelas artes nas ruas e na pista de skate.
As exposições estão na pista de skate, rua, nas faixas 3D, na parada de ônibus. Uma das exposições está na via no fim da praia e reproduz quadros do artista de Ralfe Braga.

 


Flash.
A secretária municipal de saúde, Silvana Vedovelli, e o vereador Caetano Bentes, confirmaram na manhã desta sexta-feira que se filiam neste sábado, 10, na Rede Sustentabilidade, e que são potenciais pré candidatos a prefeito de Macapá.
Os dois pretensos postulantes a gestor da capital deram a confirmação no programa LuizMeloEntrevista (Rádio Diário 90,9), ao vivo. Vedovelli sai do PP e Caetano Bentes, do PSC.

 

Dia do Estudante.
O Governo do Amapá fará uma programação no próximo domingo, 11, para celebrar o Dia do Estudante.
O evento contará com shows artísticos, apresentações culturais, com bandas marciais e danças, tudo para levar entretenimento a toda a classe estudantil amapaense.
Programação acontecerá em frente à Casa do Artesão, na praça Beira-Rio, a partir das 16h.

Parceria.
A Escola Estadual Almirante Barroso, localizada no município de Santana, vai contar com ações mensais da Marinha do Brasil. Foi o que garantiu o comandante da Capitania dos Portos, capitão de Fragata Fernando Cezar da Silva, que esteve na instituição nesta quinta-feira, 8. Como símbolo da parceria, ele entregou um busto de Almirante Barroso, que ficará exposto no portão de entrada da escola.

Busto.
Na Escola Almirante Barroso teve também a entrega do busto, que aconteceu durante cerimônia de hasteamento da bandeira e a execução do hino nacional.
Na oportunidade, a Marinha do Brasil fez uma narração dos procedimentos do Cerimonial à Bandeira, explicando os detalhes aos alunos, professores e coordenação pedagógica.

Exposição.
A Biblioteca Pública ‘Elcy Lacerda’ abriga até dia 16, a exposição ‘Trajetória poética de um lusitano em África’. A abertura do evento ocorre às 19h.
A expô, organizada pela Associação Literária do Estado do Amapá (Alieap), pretender levar o visitante à Angola na primeira metade dos anos 1970.
A mostra é poética e fotográfica, abordando a África.