Ziulana Melo

Social


Verde Brasil — O promotor de Justiça do Meio Ambiente, Marcelo Moreira, participou na manhã desta terça-feira (27) da reunião de formalização do gabinete de gestão que irá atuar na Operação Verde Brasil, para prevenção de queimadas e crimes ambientais no território amapaense. O General Viana Filho, da 22ª Brigada de Infantaria e Selva (BIS) apresentou o plano de ação para os representantes das instituições parceiras, e o promotor Marcelo Moreira confirmou a adesão do Ministério Público do Amapá (MP-AP) e anunciou as medidas durante a Operação.
A reunião é a confirmação da adesão da 22ª Brigada na estratégia do Governo Federal, conforme anunciado no dia anterior, quando o governador Waldez Góes anunciou a aderência do Amapá ao decreto presidencial de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), com a participação das Forças Armadas nas ações de prevenção de queimadas e desmatamentos. Com a chegada do intenso verão a preocupação aumenta, o que faz com que órgãos de segurança e ambientais atuem mais intensamente.

 


Clic.
O Sebrae/AP promove a 3ª Edição do Festival Saborear Amapá – Panificação e Confeitaria.
O evento apresenta 17 receitas inéditas, na sede da instituição em Macapá, nos dias 5 e 6 de setembro, (quinta e sexta-feira), respectivamente, das 16h às 22h. A porção para cada degustação custa o valor de R$ 7 reais.
Programação cultural conta com a participação dos cantores de MPB e MPA, João Amorim e Brenda Melo.

 


Em Destaque.
esta quinta, 29, o lançamento do edital do concurso da Alap, após a última Sessão Ordinária de agosto, às 11h, no Centro de Convenções ‘João Batista de Azevedo Picanço’.
O certame virou uma bandeira de luta do deputado Paulo Lemos, desde o anúncio, em dezembro de 2018, passando pela escolha da Fundação Carlos Chagas, para realizar a concorrência, e agora o lançamento do edital, até à realização do concurso.

 

  
Clic. Presidente do Sistema Diário de Comunicação, jornalista Luiz Melo, a coordenação da XIX Parada do Orgulho LGBT e a madrinha do evento, jornalista Ana Girlene, nos últimos acertos para a transmissão da Parada, neste domingo, 1º de setembro, na Orla de Macapá.

 


Close.
Por todos os sambas’. Com esse tema a cantora Deize Pinheiro subirá ao palco, no sábado, 31, no espaço Donna Antonia, para apresentar clássicos do samba que se eternizaram nas vozes de estrelas e astros como Beth Carvalho, Ivone Lara, Cartola e Paulinho da Viola.
Serão mais de duas horas de música para emocionar o público.

 


Flash.
A programação dos desfiles das escolas das redes municipal e estadual foi a pauta da reunião realizada pela Prefeitura de Macapá e representantes do Governo do Estado do Amapá (GEA), na tarde de terça-feira, 27. Os gestores definiram, entre outros temas, dias, horário e local de realização do evento.
O evento iniciará na próxima quinta-feira, 5, com desfile das escolas da rede municipal. A prefeitura irá realizar duas programações para o desfile. A primeira acontecerá na Av. FAB, no dia 5, e a outra no dia 6, no distrito de Fazendinha, com início previsto para às 16h.

 

Agroecologia.
A Embrapa vai participar do seminário regional a ser realizado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural do Amapá (SDR), no dia 31 de agosto deste ano, no auditório da Ueap, com o objetivo de contribuir para o Projeto de Lei da Política Estadual de Agroecologia, Produção Orgânica e Sociobiodiversidade (Peapo). O evento é aberto a participação de agricultores familiares dos municípios de Macapá, Santana e Itaubal, e estudantes da Ueap e da Unifap (campus Mazagão). As inscrições são gratuitas e serão feitas no local do evento.

Combate ao Fumo.
A Secretaria de Estado da Saúde realizará nesta quinta-feira, 29, o II Seminário Estadual de Combate ao Fumo. O evento irá acontecer no mesmo dia em que é comemorado no Brasil o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Durante o seminário, serão apresentados dados epidemiológicos sobre o tabagismo no Amapá, a rede de atendimento para fumantes nas Unidades Básicas de Saúde em Macapá, as doenças e agravos decorrentes do fumo e relato de experiência do Projeto Prevenção ao Fumo, com alunos do Anexo da Escola Municipal Professora Neusona.

Megavestibular.
A Faculdade Estácio realiza no sábado, 31, seu Megavestibular, que acontece no campus da universidade na avenida Vereador José Tupinambá’, bairro Jesus de Nazaré. As provas ocorrerão em dois horários: das 10h às 12h e das 14h às 16h.
Os aprovados terão facilidades financeiras para eles ingressarem na Estácio Macapá. Haverá plano de pagamento de R$ 49 nos primeiros três meses de curso; 60% de desconto no primeiro semestre de estudos e ainda abatimento de 50% para todo o curso escolhido.

Cor e Cultura.
O trapiche Eliezer Levy será palco do show cultural de encerramento do Projeto Amapá de Cor e Cultura: Marabaixo, a arte ancestral tradição afro-brasileira.
O evento acontecerá nesta sexta-feira, 30, a partir das 19h, e consistirá em apresentações de grupos de Marabaixo que participaram da iniciativa. Será aberto ao público, e todos os interessados poderão prestigiar.