Ziulana Melo

Social


Boulangerie — Baguetes, croissants e petit four. Essas iguarias de origem francesa estão na lista do curso de boulangerie do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Amapá (SENAI-AP) que será ministrado a trabalhadores franceses em Caiena, na Guiana Francesa.
O curso de 200 horas começa na segunda-feira, 2 de setembro, a partir de uma cooperação internacional entre o SENAI e as instituições francesas Greta-Centre-Est-Guyane, Lycée Melkior Garre e o Pole Emploi. A Guiana Francesa é um departamento ultramarino da França.
Apesar da parceria, a carreta será submetida a toda burocracia aduaneira, que só não será maior devido ao Ata Carnet, um documento que reduz a burocracia e simplifica a exportação e a importação temporária de bens, sem pagamento de impostos, desde que o bem retorne ao Brasil. Para essa operação, pela primeira vez um Ata Carnet foi emitido pelo Amapá. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) é organização garantidora do Ata Carnet.

 


Clic.
Parabéns especial à queridíssima amiga Karla Serrano, pela passagem de seu aniversário.
Felicidades, muita saúde e sucessosempre!

 

  
Em Destaque.
O Colégio de Procuradores de Justiça do MP-AP empossou, nesta quinta, 28, os procuradores de Justiça eleitos Jair Quintas, Nicolau Crispino, Maricélia Assunção, como titulares, e Joel Chagas, na suplência, para compor o Conselho Superior do MP-AP (CSMP), para o biênio 2019-2021.
A votação, realizada no último dia 16, contou com a participação de 97,53% dos membros do MP-AP, que escolheram a nova composição do Conselho Superior do MP-AP, órgão deliberativo incumbido de fiscalizar e superintender a atuação do Ministério Público, bem como de velar pelos seus princípios institucionais.
Os eleitos concorreram às três vagas destinadas aos representantes escolhidos pela classe para compor o colegiado, que tem como membros permanentes a Procuradora-Geral de Justiça e a Corregedora-Geral do MP-AP.

 


Clic.
Acontecerá neste domingo, 1º de setembro, a 19ª edição da Parada do Orgulho LGBT+ no Amapá, tendo como tema “De mãos dadas por um Brasil de todas as cores”. O evento será realizado pelas entidades do movimento LGBT+ e conta com o apoio da Prefeitura de Macapá, Governo Estadual, com transmissão ao vivo pela TV Diário, em todas as plataformas digitais.
O apoio prestado pelo Município ao evento se dará pela execução dos serviços de limpeza do trajeto, tanto antes quanto depois do cortejo; suporte no fechamento de ruas e avenidas do percurso; fiscalização de pequenos empreendedores para não haver a obstrução do passeio público, bem como para evitar acidentes com empreendimentos que façam uso de botijão de gás e óleo de fritura, assim resguardando a vida daqueles que forem prestigiar a programação.

 


Close.
Esta colunista registra e envia parabéns e votos de muito sucesso profissional, à colega Cá de Casa, Janete Carvalho pela Colação de Grau em Jornalismo.
Graduação se deu na Estácio Macapá.

 


Flash.
Fundadora do maior canal sobre finanças do mundo – Me Poupe!, Nathalia Arcuri lotou Fórum Sebrae de Conhecimento na noite desta quinta, 29.
Ela falou a respeito da importância das metas e deu valiosas dicas para achar o equilíbrio entre poupar e aproveitar a vida.

 

Registro Legal.
O Tjap realizará mais uma ação do programa “Eu Existo – Registro Legal para o preso” no Iapen, nesta sexta-feira (30), de 08 às 12 horas.
A atividade será efetivada pela Casa de Justiça e Cidadania, com o apoio do Programa Pai Presente, Núcleos de Práticas Jurídicas das Faculdades Estácio FAMAP e CEAP, e Defensoria Pública do Estado. Internos do pavilhão masculino do IAPEN poderão obter a 2ª via da Carteira de Identidade e Certidão de Nascimento; realizar reconhecimento de paternidade; ter acesso a assistência jurídica, entre outros serviços que oportunizam o exercício da cidadania.

Doa Mulher.
Nesta sexta, 30, o Hemoap realiza mais uma etapa do programa Doa Mulher, criado para incentivar o maior número possível de mulheres a se tornarem doadoras de sangue.
A campanha, que já tem 20 anos, normalmente acontece na última quinta e sexta-feira de cada mês. As mulheres que desejam doar sangue, precisam atender a alguns requisitos básicos, como, ter acima de 50 quilos, idade entre 16 e 69 anos, no caso de menores de 18 anos, devem estar acompanhadas de um responsável.

Sem pentavalente.
O município de Macapá está sem estoque da vacina pentavalente. De acordo com Nota Técnica emitida pelo Ministério da Saúde (MS), todo o país passará por problema de reabastecimento. O MS explicou na nota que a falta da vacina aconteceu porque 3,2 milhões de doses, produzidas por um laboratório indiano, foram interditadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária neste mês.
A estimativa de regularização é em outubro, tempo em que as doses passam pelo processo de distribuição e reabastecimentos das salas de vacina. Até lá, a orientação é realizar o agendamento da vacinação.

Sem escalas.
A partir de outubro, Pernambuco ganhará uma ligação direta com a cidade de Macapá.
Azul Linhas Aéreas fará voos sem escalas uma vez por semana, aos sábados.
A data de lançamento do novo voo será 12 de outubro.