Ziulana Melo

Social


Capacitação – Em parceria com o Senai/AP, a Prefeitura de Macapá concederá aos concluintes do Programa de Capacitação Florescer certificado de qualificação profissional para o mercado de trabalho. Foram ofertados pela parceira institucional 18 cursos profissionalizantes, dentre eles confeiteiro industrial, padeiro, pedreiro, eletricista e mecânico, totalizando cada um 160 horas/aulas.
Os concluintes são beneficiários do Bolsa Família e do projeto Liberdade e Cidadania, do Município. A iniciativa é parte de convênio firmado entre Executivo municipal e Senai/AP, no valor de R$ 90 mil. As aulas foram aplicadas no Barco Samaúma II, ancorado na rampa do Santa Inês; e no prédio do Senai.
O programa qualifica os participantes a atuarem no mercado de trabalho, seja este formal ou informal. Com isso, a independência financeira para esses beneficiários do Bolsa Família é uma das perspectivas dentro da Política de Assistência Social, de modo que estas pessoas venham adquirir autonomia financeira. Ao todo, a Prefeitura de Macapá e o Senai/AP entregarão a 304 concluintes o certificado de qualificação profissional para o mercado.

 


Clic.
Suzany D. Blue, a primeira mulher trans a conquistar esse direito no município de Macapá, marcando presença na XIX Parada do Orgulho LGBT+, ocorrida no úlrtimo domingo, 1º de setembro.

 

Em Destaque. Do tipo colorida, animada e cheia de emoção. Foi assim a 19ª Parada do Orgulho LGBT+ ocorrida no último domingo, 1º, na orla de Macapá, que reuniu um mar de gente.
Foram três horas de caminhada, com um público que não perdeu o gás para assistir e dançar ao som dos artistas Jhimmy Feiches, Alexia Leblok e Suelem Braga, que encerraram a programação da XIX Parada do Orgulho LGBT+, na Praça Isaac Zagury. Diante de um público de quase 70 mil pessoas, movimento festejou de mãos dadas, a união por um Brasil de todas as cores.
Sempre presente na caminhada, o prefeito Clécio Luís recebeu dos organizadores do movimento a comenda Cássio Guilherme, em reconhecimento ao apoio prestado pelo chefe do Executivo municipal na defesa e garantia dos direitos humanos da população LGBT+ em Macapá.
Coordenadores comemoram o sucesso do evento, que contou com transmissão da Diário FM e TV Diário. Acompanhe algumas imagens:

 

 

 

  
Clic.
Uma celebração eucarística marcou a chegada da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré ao Palácio do Setentrião.
A imagem sacra foi recepcionada pelo governador em exercício, desembargador João Lages, e aconteceu na manhã desta segunda-feira (02) como parte das festividades do Círio de Nazaré 2019.

 


Flash.
Prefeito Clécio Luís na companhia dos padrinhos da 19ª Parada do Orgulho LGBT, jornalista Ana Girlene e o professor universitário Antônio Sardinha

 

Rodas de terapia.
Setembro é conhecido nacionalmente como o mês de conscientização sobre a prevenção do suicídio.
Como parte da grande campanha que a Prefeitura de Macapá irá desenvolver durante o período, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) intensificará a prática de rodas de terapia comunitária em UBS’s e espaços abertos na capital.
Nesta segunda, 2, a roda aconteceu no Santuário de Fátima, e foi mediada pela psicóloga Regina Frota.

Feira de Negócios.
O Sebrae realiza no Município de Laranjal do Jari, a Feira de Negócios do Vale do Jari, que ocorre na Praça João da Silva Nery, no período de 6 a 8 de setembro, das 17h às 23h.
O evento reúne as culturas econômicas no Vale do Jari, mobiliza produtores rurais, empresários, Microempreendedor Individual (MEI) e potenciais empresários.
O evento está preparado para receber um público de até 20 mil visitantes.

Exposição.
Em continuidade ao projeto Amazônia das Artes, o SESC Amapá realiza a partir do dia 4 de setembro, às 19h, a Exposição Conhecendo a Amazônia Negra: Povos, Costumes e Influências negras na floresta, da artista Marcela Bomfim (Porto Velho-RO).
A entrada será gratuita, sendo a visitação pública de 04 de setembro a 04 de outubro de 2019, de segunda a sexta das 9h às 11h e das 14h às 17h.

Panificação.
O Sebrae promove a 3ª Edição do Festival Saborear Amapá – Panificação e Confeitaria.
O evento apresenta 17 receitas inéditas, na sede da instituição em Macapá, nos dias 5 e 6 de setembro, na próxima quinta e sexta-feira, respectivamente, das 16h às 22h. A porção para cada degustação custa o valor de R$ 7 reais. A programação cultural conta com a participação dos cantores de MPB e MPA, João Amorim e Brenda Melo, das 18h às 22h.