Ziulana Melo

Social


Desfiles – Mais uma vez a Prefeitura de Macapá celebrará o Dia da Independência na Avenida FAB, com o tradicional desfile cívico das escolas da rede municipal de ensino, que acontecerá nesta quinta-feira, 5. Este ano, a programação trará o tema “Macapá melhor e mais bonita é dever de todos”. A abertura oficial acontecerá às 17h.
O evento levará para a avenida 56 escolas da rede municipal. Serão aproximadamente 3 mil participantes, distribuídos em 20 pelotões, com destaque para os recursos humanos, tecnológicos e pedagógicos, educação infantil, escolas tradicionais, programas municipais e parcerias, eixos da rede de ensino nas áreas ambientais, diversidade, escola de leitores, inovações tecnológicas, dentre outras atividades.

 


Clic.
Essa é uma nova espécie de orquídea descoberta na Amazônia, pelo biólogo Patrick Cantuária.
No registro, o biólogo batizou a planta com o nome “Mormodes ivanaluciae”, em homenagem à procuradora-geral de Justiça do MP-AP, Ivana Cei, em sinal de reconhecimento por sua atuação em defesa do Meio Ambiente.

 


Em Destaque.
Nesta quarta-feira, 4, às 9h, representantes do governo do Estado, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Comitê Nacional de Gestão da Candidatura do Conjunto de Fortificações Brasileiras farão uma visita monitorada às obras de impermeabilização das casamatas da Fortaleza de São José de Macapá, que concorre ao título de patrimônio mundial.
O objetivo da visita é o acompanhamento dos serviços em execução e o planejamento das obras para restauração das casamatas e dos demais prédios que integram o bem, como parte da preparação da Fortaleza para, junto com outras 18 fortificações brasileiras, cumprirem os requisitos exigidos para a outorga do título de patrimônio mundial, a ser concedido pela Organização das Nações Unidas (ONU)

 

  
Clic.
A procuradora-geral de Justiça do MP-AP, Ivana Cei, quando participava, na última segunda, 2, em Oiapoque, da inauguração da Agência da Capitania dos Portos no Oiapoque (AgOiapoque).
A abertura do posto no extremo norte do estado é uma realização do Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN), por meio da Capitania dos Portos do Amapá (CPAP).

 


Close.
No próximo domingo, dia 8 de setembro, ocorrerá a 4ª edição do evento Feirinha das Manas, desta vez com a temática de Primavera. Tradicionalmente as vendedoras participantes ocupam a praça Floriano Peixoto, no centro da cidade.
O objetivo do projeto, que surgiu no início do ano, tem o intuito principal de evidenciar a economia criativa, por meio da mostra de brechós encabeçados por empreendedoras, além de performances artísticas e musicais preferencialmente apresentadas por mulheres.

 


Flash.
Com álbum indicado ao Grammy Latino, Mano Brown faz o primeiro show solo em Macapá na sexta-feira (6), no Clube da Aseel. A única apresentação do cantor em terras tucujus aconteceu há mais de 10 anos, com o grupo Racionais MC’s.

 

Santuário de árvores.
Um grupo de pesquisadores de instituições brasileiras e britânicas confirmou, através de uma expedição, a existência de um santuário de árvores gigantes na divisa do Pará com o Amapá. O santuário, composto por árvores da espécie Dinizia excelsa, conhecida popularmente como Angelim Vermelho, está localizado na Floresta Estadual do Paru, na divisa entre os dois estados amazônicos. A maior árvore do grupo chega a medir 88 metros de altura e 5,5 metros de circunferência. Pesquisadores amapaenses da Ueap, Unifap e Ifap também participaram dessa expedição, colaborando na coleta de dados da descoberta.

Círio 2019.
A programação oficial do Círio de Nazaré 2019 em Macapá já começou no último sábado (31/08), com envio das imagens que participam das peregrinações por igrejas e órgãos públicos. As visitas são uma preparação para o ponto alto da festividade, a grande procissão que acontecerá no dia 13 de outubro, que contará com cobertura total do Sistema Diário de Comunicação. As peregrinações já começaram e seguem até o dia 11 de outubro.

Banzeiro na Fab.
No dia da Raça, 5 de setembro, o Banzeiro do Brilho-de-fogo estará participando do desfile cívico junto com as escolas municipais. Batuqueiros, mulheres do Cordão das Açucenas, crianças do Jardim do Banzeiro estarão em cortejo no 10º batalhão, com direito a entrar no recuo das bandas e tornar o desfile um momento colorido e com o toque regional.
É a segunda vez que o projeto Banzeiro do Brilho-de-fogo é convidado para participar do desfile do Dia da Raça, quando as escolas municipais fazem sua participação no mês da pátria.

Audiovisual.
Alunos da Universidade Estadual do Amapá (Ueap) participaram de cursos na área de audiovisual ofertados gratuitamente pelo projeto Cidadão Digital, do Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap). O acesso foi através do I Ciclo de Audiovisual da Ueap, encerrado na sexta-feira (30).
Os cursos ministrados foram de criação de arte, fotografia e edição de vídeo. Participaram da capacitação, técnicos, professores e alunos dos cursos de design, química e letras da Ueap.