Ziulana Melo

Social


Ação nas Redes – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai realizar, entre os dias 13 e 16 de setembro, uma ação em suas redes sociais (Twitter @TSEjusbr, Facebook @TSEJus e Instagram @TSEJus) para comemorar o Dia Internacional da Democracia, que é celebrado no próximo domingo (15). Estão convidados a participar dessa mobilização os cidadãos, as instituições públicas e privadas, as organizações não governamentais e todos os atores que se identifiquem com o tema. Para entrar nessa conversa, basta publicar durante o período posts utilizando a hashtag#DemocraciaTodoDia.
Além de buscar o engajamento e a participação de todos, a ação do TSE pretende sensibilizar a população sobre a importância da democracia. O movimento trará associação a outros assuntos pertinentes, como os efeitos da desinformação no debate social e político, as formas de participação do cidadão e os mecanismos de transparência e controle social à disposição da sociedade.
A mobilização também marcará o início de uma ampla campanha da Justiça Eleitoral sobre democracia, utilizando personagens divertidos e parcialmente humanizados, que vão conferir leveza e simplicidade a posts, vídeos, stickers, entre outros conteúdos.

 

Em Destaque. O Congresso Nacional homenageia essa semana os 76 anos de criação do território federal do Amapá com vasta programação, que teve início nesta terça-feira, 10, com a abertura da exposição “Amapá – Onde os hemisférios se encontram”, que contou com a presença de autoridades do estado, além dos senadores amapaenses e artistas.
A programação faz parte da Semana do Amapá, que acontece de 10 a 13 de setembro, no Senado. Além da exposição, o Senado realizará, nesta quarta-feira (11), sessão especial, às 10h. O encontro no Plenário foi requerido pelo senador amapaense Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Na quinta-feira (12), acontecerá o Festival Amapá no Restaurante dos Senadores, com cardápio especial.
Com estilos e técnicas desenvolvidas ao longo dos anos, a exposição fotográfica tem como principal conceito mostrar a importância do registro histórico do negro e do índio na construção da cultura e no desenvolvimento do estado do Amapá. Através das fotografias e quadros, o público poderá conferir vários momentos vividos pela população amapaense e apreciar o legado percorrido por 26 artistas plásticos nortistas.
Entre os artistas que expõe no Senado, esta coluna destaca Wagner Ribeiro, Jeriel Art e o amigo Ralfe Braga, que estiveram presentes ao evento.

 

 


Flash.
As pesquisadoras Maria Emília Chaves, servidora do Tjap, e Linara Oeiras, ambas professoras da Unifap, apresentaram resumo expandido intitulado “Racismo Ambiental no Amapá: O outro lado da história de proteção ambiental em terras indígenas, quilombolas e unidades de conservação”, no Encontro Regional Norte de Pesquisa Empírica em Direito – ERPED 2019.
O evento é realizado pela Rede de Pesquisa Empírica em Direito (REED) em parceria com o Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA. A apresentação das pesquisadoras ocorreu nesta segunda-feira, 9, em Belém.

 

Educação empreendedora.
Criado com o objetivo de identificar, estimular, reconhecer e divulgar as melhores práticas da educação empreendedora no Brasil, na etapa nacional serão premiados os 12 melhores casos do país, divididos em troféus ouro, prata e bronze, nas quatro categorias do prêmio: ensino fundamental, médio, profissional e superior. Os vencedores nacionais serão anunciados na 3ª edição do Seminário ConheCer, em Florianópolis – SC, nos dias 8 e 9 de outubro. Os vencedores regionais Valda Nascimento, Lídia Dely Alves e Yuri Delamare concorrem ao prêmio nacional nas categorias de Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Profissional.

Redação.
O Procon/AP vai premiar nesta quarta, 11, os vencedores do ll Concurso de Redação Educação para o Consumo. O evento marca a comemoração dos 29 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC), celebrado em 11 de setembro. Na ocasião, serão entregues os prêmios aos três alunos ganhadores, seus professores orientadores e suas respectivas escolas. A cerimônia ocorrerá no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Amapá (OAB/AP), em Macapá.

Simulações.
Para encerrar a programação alusiva aos 13 anos de criação do Samu, será feita uma simulação realística com múltiplas vítimas, para demonstrar as manobras e técnicas que foram atualizadas e apresentadas aos profissionais de saúde durante a I Semana de Profissionais do Samu, que ocorre desde domingo, 8.
A simulação acontecerá nesta quarta, 11, no estacionamento do Estádio Olímpico Zerão, a partir das 16h. Estarão envolvidos personagens e profissionais na encenação de um acidente de trânsito.
Para dar suporte, a programação terá a presença de todos os órgãos reais que fazem parte de uma ocorrência deste tipo.

Selecionados.
Leonardo Mateus (Escola Aracy Nascimento) e Yasmin Serejo (Prof. Guita), alunos do 5º ano do ensino fundamental, concorreram na categoria Poema e tiveram seus textos classificados para a etapa estadual da Olimpíada da Língua Portuguesa. Dos mais de 80 textos avaliados, 8 foram selecionados: dois na categoria Poema, dois na Literária, duas crônicas, um documentário e um artigo de opinião.