Ziulana Melo

Social


Transparência – O Senado deve votar nesta semana um projeto de lei, já aprovado pela Câmara, que pode reduzir a transparência e dificultar a fiscalização de eventuais irregularidades em campanhas eleitorais.
A proposta, que muda a legislação eleitoral, a lei dos partidos e outras regras, é o primeiro item da pauta de votações da Casa desta terça-feira (17). Parlamentares favoráveis ao texto têm pressa na análise do projeto, para possibilitar que as novas regras valham já para as eleições de 2020.
Pelo princípio da anualidade, alterações nas regras eleitorais precisam ser sancionadas pelo menos um ano antes do próximo pleito eleitoral. Por isso, a proposta deve ser votada com rapidez e sem alterações em relação ao conteúdo aprovado pelos deputados.

 


Clic.
Toda a simpatia das duas novas contadoras recém formadas, Carol e Rosicleide. Sucesso!

 

Em Destaque. O Senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP) lançou no último sábado, 14, na Livraria Leitura, no Shopping Amapá Garden, o livro *”Os Selos Postais da República do Cunani”. Trata-se de uma obra histórica com documentos e fatos inéditos do nosso Amapá.
O lançamento, que foi em homenagem aos 76 anos de criação do Ex-Território do Amapá, foi prestigiadíssimo por toda a sociedade amapaense. Acompanhe algumas imagens:

 

 

  
Flash.
Estudantes do 4° ano do Serviço Social da Indústria (SESI) do Amapá realizaram uma exposição de livros autorais na biblioteca da Escola. O intuito foi contribuir para que os visitantes desenvolvam o hábito da leitura e habilidades como aumento do vocabulário, criatividade, senso crítico, concentração e interpretação de texto, entre outras.
Juliana Camille, uma das alunas, conta que esta foi a primeira experiência de produção literária.
As crianças adoraram a experiência.

 


Flash.
A bela debutante Alexia Karoline

 

Semana do Trânsito.
A CTMac e o Tjap fecham parceria para promover a Semana Nacional do Trânsito do mês de setembro. A campanha foca as bicicletas como meio de locomoção, o uso nas férias escolares, convívio no trânsito e o Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito. As ações começarão nesta quarta-feira, 18, com blitz educativa em frente ao Fórum Desembargador Leal de Mira, na Avenida FAB, esquina com a Rua Manoel Eudóxio Pereira, no Centro da cidade. O Departamento de Educação no Trânsito da CTMac fará uma dinâmica com os alunos da Escola Municipal Rondônia.

Visita.
No período de 11 a 13 de setembro, membros da equipe estratégica do Conselho Nacional do SESI (Consesi) visitaram o Amapá para conhecer as instalações do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá. A agenda foi um momento importante e serviu para apresentar os projetos inovadores e avanços locais nas áreas da Educação, Saúde e Segurança e Tecnologia e Inovação, ofertados à indústria e à comunidade.

Cidadão Digital.
O Governo do Amapá está com inscrições abertas, até 19 de setembro, para os cursos gratuitos do ‘Ciclo Básico Audiovisual’, que será realizado no município de Santana, a 17km de Macapá. A iniciativa é uma nova modalidade do projeto Cidadão Digital, coordenado pelo Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap).
São ofertadas 25 vagas distribuídas em dois turnos, manhã e tarde, para os cursos de criação de arte e fotografia e de edição de vídeo. Os interessados devem fazer a inscrição, exclusivamente, pelo site www.processoseletivo.ap.gov.br. Das vagas disponíveis, 5% são para candidatos na condição de pessoa com deficiência.

Maizúúcaramba.
Um grupo de artistas voluntários do município de Santana, está trazendo uma proposta diferente ao contar as lendas do Boto e da Cobra Sofia.
O curta-metragem “Maizúúcaramba”, gravado no Museu Sacaca, quer mostrar como seria conviver com esses personagens nos dias atuais.
Com uma produção de 30 minutos, as cenas de drama e humor, mostram o dia a dia de ribeirinhos que moram em Oiapoque com os dois personagens do folclore amapaense. Cerca de 11 atores participam das filmagens, que duraram um só dia