Ziulana Melo

Social


Fórum da Previdência — Uma apresentação de cases de aposentados que superaram a depressão e que atingiram níveis impressionantes de idade, por conta da boa alimentação e da prática de atividades físicas, deu início à segunda parte do Fórum Estadual de Previdência, em comemoração aos 20 anos da Amapá Previdência (Amprev), realizado nesta sexta-feira, 20, no auditório do Sebrae, em Macapá.
Aposentadoria é o afastamento do trabalhador da sua vida ativa após completar anos estabelecidos por lei, ou antes do prazo, por invalidez. No fórum, foram apresentadas formas de incentivar o público a uma preparação adequada para essa etapa da vida, em cinco aspectos que estão correlacionados ao bem-estar: saúde e alimentação; financeiro; atividade física, relacionamentos sociais e senso de propósito

 


Clic.
Senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) comemora mais uma premiação da Congresso em Foco.
Desta vez o Melhor Senador Norte/Nordeste do Brasil, tanto na votação popular quanto na votação dos jornalistas que cobrem a rotina do Congresso.

 

Destaque. A coluna deste domingo destaca a visita da imagem peregrina de N. S. de Nazaré ao prédio do Sistema Diário de Comunicação, que chegou na tarde da última sexta-feira, 20, e fica até terça-feira, 24, quando segue programação da peregrinação que antecede o Círio 2019.
A família Diário mais uma vez agradece à coordenação do Círio pela confiança que nos deu pela transmissão do evento esse ano, através da rádio e tv diário, que se consagra com a grande procissão do Círio pelas ruas de Macapá.
Acompanhe algumas imagens de nossos amigos da Diário e diocesanos no momento da visita da Rainha da Amazônia:

 

 

 


Clic.
A bela Helllen Rocha comemorando idade nova

 

Sem luz.
Entre 6h e 12h deste domingo (22) bairros das zonas Norte e Leste de Macapá terão o fornecimento de energia elétrica interrompido para manutenção realizada pela Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA).
A empresa informou que o motivo da suspensão do serviço é o trabalho corretivo a ser realizado na Subestação Macapá 2, que atinge as zonas.

Mestrado.
Inicia nesta segunda, 23, inscrição para o processo seletivo do curso de mestrado em ciências da saúde da Universidade Federal do Amapá (Unifap). O cadastro começa na segunda-feira (23) e segue até 13 de outubro, no site da instituição.
A seleção ocorrerá em três etapas: prova escrita; entrevista e apresentação do projeto de pesquisa e plano de trabalho; análise do curriculum lattes. O número de vagas deve ser informado posteriormente por meio de anexo no edital.

Equinócio.
O fenômeno do Equinócio, que marca o início da primavera no hemisfério sul e outono no hemisfério norte, será celebrado com vasta programação em Macapá.
O movimento que caracteriza o Equinócio, acontece na segunda-feira (23), ás 4h50, porém diversas atrações, como apresentações de marabaixo, exposições, oficinas de histórias e pintura para crianças, já acontecem desde domingo (22).

Vagas.
Iniciam no sábado (21) e seguem até 20 de outubro pela internet as inscrições no processo seletivo que oferta 725 vagas em 17 cursos técnicos ofertados pelo Instituto Federal do Amapá (Ifap).
O processo seletivo, através do desempenho escolar anterior, é destinado a estudantes que concluem em 2019 o ensino fundamental.
As vagas são para os campi de quatro municípios – Macapá, Laranjal do Jari, Porto Grande e Santana – e serão na modalidade integrada, onde o estudante faz o ensino médio e técnico de forma simultânea no Ifap.