Ziulana Melo

Social


Transporte Público – O edital de licitação da concessão inédita do transporte coletivo urbano de Macapá será lançado nesta terça-feira, 15, às 8h30, na sala de reuniões da Prefeitura de Macapá, durante entrevista coletiva à imprensa. A proposta de restruturação da rede de transporte público em Macapá foi apresentada e debatida em duas audiências públicas, realizadas em maio e setembro de 2019, respectivamente.
Com a publicação do edital, poderão participar empresas brasileiras isoladas ou reunidas em consórcio. A concorrência será feita em dois lotes. O critério de julgamento será o de menor valor tarifário e o prazo da concessão será de 15 anos, podendo ser prorrogado por mais 5. O valor do contrato é de R$ 1,2 bilhão.
Com a concessão inédita, as empresas que vencerem o certame deverão promover a otimização do sistema, a redução do tempo de viagem, otimização do uso da frota, minimização do custo geral do sistema, além de implantar estações de integração e bilhete únicas, e demais diretrizes, como, por exemplo, as especificidades da frota que deve ter idade máxima de 10 anos e média de 5 anos, contemplando 100% de acessibilidade, com local para cadeira de rodas e assentos para atender as pessoas com deficiência física, elevador, GPS e bilhetagem eletrônica.

 


Flash.
A bela Yasmin comemorando seus 18 anos

 

Em Destaque. Como já é tradicional, logo no início da manhã, bem antes da missa do Círio, o prefeito de Macapá, Clécio Luís, participou de um café com os padres, seguido da celebração da santa missa no Santuário de Fátima, conduzida pelo arcebispo da Arquidiocese de Londrina, no estado do Paraná, Dom Geremias, que substituiu o bispo de Macapá, Dom Pedro José Conti, que participa de evento na cidade de Roma, Itália.
Após a missa, Clécio acompanhou todo o percurso do Círio ao lado da corda que envolve a berlinda com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Contou com a companhia do Senador Randolfe Rodrigues e da Secretária Municipal de Saúde, Silvana Vedovelli.
Após concluir o trajeto da procissão, que culminou com a chegada da imagem e dos peregrinos à igreja São José, o prefeito Clécio refez o percurso, acompanhando, desta vez, os garis e margaridas que seguiram com serviços de varrição das ruas do percurso pós-Círio. As vias foram lavadas com lavanda e água. Finalizando o percurso, Clécio reuniu todos os profissionais que atuaram na limpeza, para almoço de agradecimento pelo intenso trabalho.

 

 

 


Close.
E a linda e pra lá de esperta Maju, faturou o troféu Famosos da Internet, do quadro do Programa Eliana, o qual participou pela segunda vez, no último domingo.
Ela encantou o público do programa e a apresentadora Eliana, que ficou encantada com essa pequena amapaense, que ainda vai brilhar muito.
Parabéns, Maju!

 


Clic.
Toda a simpatia de Luiza Celina, na festa de comemoração de seus 15 anos, no último fim de semana.

 

Academia.
A academia ao ar livre do Araxá está de cara nova. É que a Prefeitura de Macapá realizou a substituição de todos os aparelhos, possibilitando a realização de novos exercícios. Ao todo, o Município adquiriu 20 academias, entre as modalidades adulto, infantil e cadeirante. As atividades são orientadas por educadores físicos ou fisioterapeutas, que, diariamente, fazem uma série de atividades como aeróbica, orientação na prática com os aparelhos, alongamento, entre outras.

Apaes.
O Amapá será contemplado com uma Federação das Apaes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) que irá congregar as cinco Apaes do estado, localizadas nos municípios de Laranjal do Jari, Macapá, Oiapoque, Santana e Vitória do Jari. Essas entidades hoje atendem cerca de 2.500 pessoas com deficiência intelectual e múltipla e seus familiares. A fundação acontecerá no próximo dia 17, às 14h, no Sebrae , e contará com a presença do presidente da Federação Nacional das Apaes, José Turozi, além dos presidentes e integrantes das Apaes do estado.

Vendas.
Vendas do varejo no Amapá crescem 4,3% em agosto, revela pesquisa do IBGE. Trata-se do maior crescimento entre as Unidades da Federação, tendo apenas o mês de junho com resultado negativo. As vendas no varejo amapaense cresceram 4,3% em agosto de 2019 na comparação com o mês anterior (série com ajuste sazonal). É o sétimo resultado positivo em 2019. Apenas o mês de junho teve resultado negativo frente ao mês anterior.

Saúde da Mulher.
Para aumentar a captação de mulheres para a realização do exame preventivo, a Carreta Saúde da Mulher passa a ofertar a partir desta segunda-feira, 14, a coleta do PCCU nos dois turnos, todos os dias da semana. O exame, que antes era realizado pela manhã somente às segundas, quartas e sextas; e a tarde às terças e quintas-feiras, agora poderá ser feito das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Outro serviço que está sendo ofertado de forma intensificado é a realização de testes rápidos para o diagnóstico de hepatites virais, sífilis e HIV. A usuária que realizar a coleta de PCCU já é encaminhada para a realização do teste e vice-versa.