Ziulana Melo

Social


Ciência & Tecnologia – A V Jornada Científica da Embrapa Amapá (V Jorcea) é vitrine para resultados de pesquisas de diversos temas, desde moscas-das-frutas, boas práticas de processamento de açaí seguro, cipó-titica, óleo de pracaxi e de andiroba, adubação de tachi-branco no cerrado do Amapá, entre outros.
O evento iniciou nesta segunda, 4, e segue até 8 de novembro, na instituição de pesquisa, em Macapá (AP) e está vinculada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2019, que tem como tema geral “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”.
Programação é composta de minicurso, palestras, apresentações orais e de pôsteres, e entrega de prêmios dos trabalhos científicos e do concurso de fotografias.

 


Flash.
Garotão Jânisson Videira, um pequeno mazaganense, vai representar o estado do Amapá na 6ª Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa.
Ele foi campeão estadual, passando por várias etapas para chegar a São Paulo, onde disputa a etapa regional – a penúltima da competição.

 


Em Destaque .
Bela e recém-formada em medicina pela Unifap, Camila Neiva em seu jantar de formatura, na última semana. Sucesso!

 


Flash .
O palco do Teatro das Bacabeiras recebe nesta terça, 5, e quarta, 6, o espetáculo musical “Historieta de Macapá e o mito das três palmeiras”.
Durante o espetáculo, os atores/contadores interpretam, narram histórias e encenam de forma interativa com a plateia. Resgatam cantigas e brincadeiras populares, e ressaltam a música popular amapaense tocada e cantada ao vivo.
A estreia do espetáculo será fechada às escolas públicas estaduais e municipais. Porém o Grupo já prepara para as comemorações de aniversário de 262 anos de Macapá a sua estreia pública, em fevereiro de 2020.

 


Close .
Belíssimo e feliz casal Hiara e Pablo, em recente ensaio fotográfico após cerimônia do casório, ocorrido na presença de toda a família e amigos, no último dia 22 de outubro. Felicidades!

 


Clic.
Na próxima sexta-feira (8), a partir das 19h, na Biblioteca Elcy Lacerda, o poeta José Queiroz Pastana lançará sua quarta obra literária: o livro Poemas e um Amor. A publicação contará com 90 poesias. A Entrada será gratuita.

 

Mês Nacional do Júri.
Com 83 julgamentos de crimes dolosos contra a vida (tentados e consumados) agendados em todo o estado, o Tjap abriu oficialmente, na manhã desta segunda, 4, o Mês Nacional do Júri. O presidente do TJAP, desembargador João Lages, declarou emoção especial ao presidir a abertura, devido ao seu histórico à frente da unidade. “Foram 21 anos que dediquei da minha carreira ao Tribunal do Júri, e isto se traduziu e muito suor que minha equipe e eu derramamos, e muitas lágrimas que vimos correr neste Plenário”, declarou.

Novembro Azul.
O Município de Macapá deu início à Campanha Novembro Azul de conscientização e prevenção do câncer de próstata, nesta segunda-feira, 4. A abertura aconteceu na UBS Congós, onde foram ofertados testes de glicemia, aferição de pressão arterial, teste rápido, vacina, consultas médicas, além das coletas de exames de PSA e colesterol para homens maiores de 40 anos. Novembro Azul é uma iniciativa que já faz parte do calendário nacional das ações de prevenção, que, além de combater a doença, incentiva os homens a fazer exames preventivos regularmente.

Natal dos Correios.
Uma das campanhas de solidariedade mais aguardadas do ano, o Papai Noel dos Correios, será lançada no Amapá no próximo dia 11, na Agência Central de Macapá, já com as cartinhas disponíveis para a adoção. O período de apadrinhamento de cartas e entrega de presentes será de 11/11 a 6/12/2019. As crianças de todos os municípios do estado, podem escrever suas cartas, preencher os dados do remetente corretamente (endereço completo), e entregar em qualquer agência própria dos Correios

Vacinas.
A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) receberá, nesta terça-feira, 5, em Macapá, técnicos do Ministério da Saúde para o curso “Análise das Coberturas Vacinais no Amapá”.
Com programação que se estenderá até sexta-feira, 8, a atividade é voltada para os profissionais de saúde atuantes nas salas de vacina dos 16 municípios. Trata-se de avaliação da cobertura vacinal no Amapá.