Ziulana Melo

Social


Bar em Bar – O Festival Bar em Bar acontece pelo terceiro ano consecutivo no Amapá, com estabelecimentos de Macapá e Santana, no período de 7 a 24 de novembro.
O evento reunirá 13 bares selecionados, com menu especial e exclusivo, de porções degustação e bebidas elaborados pelos chefs especialmente para o circuito gastronômico.
Durante os dias de festival, todos os clientes dos bares participantes poderão ‘tirar onda de crítico gastronômico’ e eleger a melhor comida de bar do circuito e também eleger o ‘garçom mais bacana’ do festival. Basta fazer uma foto do prato com o celular e postar em suas redes sociais com as rastags #barembarap #nomedobar e citar o nome do garçom nas postagens.

 


Flash.
João Pedro Dias Leal recebendo todo o amor e carinho de sua mãe Andréa Dias, na passagem de seu aniversário, no último dia 6. Parabéns, João!

 


Em Destaque .
Na manhã de quarta-feira (06/11), a juíza Elayne Ramos Cantuária, titular da 2ª Vara Cível e de Fazenda Pública de Macapá, se despediu da presidência da Associação dos Magistrados do Amapá – AMAAP, cumprindo mandato de três anos à frente da entidade.
Como última participação em Sessão Ordinária do Pleno Administrativo como presidente, a magistrada agradeceu ao colegiado pelo respeito com que trata a magistratura.

 


Flash .
Senador Randolfe Rodrigues (REDE – AP) e os deputados federais Aline Gurgel, Luiz Carlos e professora Marcivânia e o reitor da UNIFAP, Júlio César, em audiência, nesta quinta-feira (7), na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).
Na ocasião, o presidente Oswaldo de Jesus apresentou a nova documentação atualizada sobre o perfil assistencial do Hospital Universitário.
Na reunião, os parlamentares foram informados pela diretoria da EBSERH que o HU terá 194 leitos hospitalares, atendimento ambulatorial, unidade admissional referenciada para o atendimento adulto (clínico, cirúrgico e trauma) e referência para o atendimento pediátrico regulado pelo gestor local. O prazo para a entrega da obra física do HU é até maio do ano que vem, e que o hospital estará apto para funcionamento até maio de 2021.

 


Close .
O Iepa apresentou na manhã da última quarta-feira, 6, o projeto de uma cerveja artesanal tipo pilsen com adição de polpa de acerola, desenvolvida totalmente por pesquisadores locais.
Houve degustação livre, como parte do processo de aprimoramento denominado avaliação sensorial – último estágio dos procedimentos de finalização dos trabalhos. O produto é fruto de uma pesquisa feita pelo Iepa em parceria com a Faculdade Immes.
O evento foi aberto ao público e as pessoas que degustaram a cerveja preencheram um formulário feito pelos técnicos do Iepa, para avaliar o sabor e as características do produto artesanal.

 


Clic.
A imagem Peregrina da Virgem de Nazaré foi recebida pelo presidente do Congresso Nacional, Senador Davi Alcolumbre (Democratas-AP), em Brasília, na última quarta, 6. A imagem também percorreu as dependências do Senado e da Câmara, onde servidores, familiares e visitantes, puderam acompanhar e receber as bênçãos da Rainha da Amazônia.

 

Brinquedoteca.
Livros doados pela comunidade e brinquedos ofertados pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) compõem a Brinquedoteca do Residencial Mestre Oscar.
O espaço será inaugurado nesta sexta, 8, no Centro Comunitário do habitacional, reunindo toda a comunidade, com brincadeiras, contação de histórias, distribuição de tip-top e pipoca. Além dos brinquedos que estarão à disposição das crianças, o Plantão Social no Residencial incentivará a leitura por meio do empréstimo de livros.

Feira de Educação.
Acontecerá neste sábado, 9, a 2ª edição da Feira de Educação e Empreendedorismo, realizada pela Prefeitura de Macapá, por meio da Divisão de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação.
A feira irá apresentar o trabalho de aprendizado e empreendedorismo desenvolvido com os alunos da Educação de Jovens e Adultos das escolas municipais, com a contextualização de conteúdos da vida cotidiana.

Seminários.
Uma série de seminários sobre empreendedorismo, turismo, cultura, raça, intolerância religiosa, juventude negra e outros temas direcionados à população negra vai marcar o início da programação do Mês da Consciência Negra no Amapá. Os debates vão acontecer entre os dias 8 de novembro e 6 de dezembro, sempre as sextas-feiras e sábados. Os seminários fazem parte da programação do Mês da Consciência Negra, que terá, ainda, eventos de capoeira, hip-hop, religiões de matriz africana, além do tradicional Encontro dos Tambores, no Centro de Cultura Negra, no bairro do Laguinho, em Macapá.

Julgamento.
Por 6 votos a 5, STF muda de posição e derruba prisão após condenação na 2ª instância.
Com a decisão, réus condenados só poderão ser presos após o trânsito em julgado, isto é, depois de esgotados todos os recursos.
Antes disso, somente serão permitidas as prisões preventivas.