Ziulana Melo

Social


Recenseamento Escolar – As inscrições para o Recenseamento Escolar 2020 de séries intermediárias das escolas das redes estadual e municipais de Macapá e Santana começam nesta segunda-feira, 18, e seguem até 24 de novembro, por meio do preenchimento do formulário online no site www.escolapublica.ap.gov.br, ou formulário impresso em escolas da zona rural sem acesso à internet.
Essa segunda fase é destinada a estudantes que desejam transferência escolar para o 2º ano, 3 º, 4º, 5º, 7º, 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental; 2ª e 3ª séries do Ensino Médio; 2ª e 4ª etapas/fases do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e 2ª etapa do Ensino Médio da EJA.
O processo serve também para alunos que querem voltar a estudar, caso tenham cancelado ou abandonado a escola nas séries intermediárias. Estudantes que não vão mudar de escola não precisam fazer inscrição.

 


Flash.
Para marcar o Dia Mundial da Prematuridade, celebrado no último domingo, 17, a equipe do Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML) promoveu o 1º Encontro das Mães de Prematuros no Museu Sacaca. É considerada prematura toda criança que nasce antes de 37 semanas de gestação.
Além de música ao vivo e brindes, as famílias puderam compartilhar suas histórias e dividir experiências de luta e vitória até a tão sonhada alta dos bebês, que passaram pela UTI neonatal e pela Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa), da unidade.

 


Em Destaque .
No sábado, 16, o projeto Atuação Pela Vida, realizado pelo MP/AP, por meio da Promotoria de Defesa da Saúde, promoveu mais uma “Escuta Psicológica Itinerante”, dessa vez, nas escolas estaduais Lucimar Amoras Del Castillo, bairro Santa Rita, e Maria Ivone de Menezes, no bairro Cidade Nova I.
A iniciativa, realizada em parceria com o Ambulatório de Atenção à Crise Suicida (Ambacs), da Unifap, tem como objetivo o cuidado permanente com a saúde mental.
A procuradora-geral de Justiça do MP-AP, Ivana Cei, e os promotores da Saúde, André Araújo e Fábia Nilci, acompanharam as atividades nas escolas, quando reuniram com professores, psicólogos e voluntários. A necessidade de ampliar a oferta de vagas e unidades especializadas em saúde mental no Amapá foi apontado como prioridade.

 


Close .
Aos 13 anos de idade a amapaense Letícia Vilhena sagrou-se campeã da Copa Brasil de Xadrez Escolar.
O título foi na categoria Sub 14, conquistado no último fim de semana, em São Gabriel (RS). Letícia é estudante da Escola Estadual Ruth de Almeida Bezerra, localizada no bairro São Lázaro, zona Norte de Macapá.
É a primeira vez que a estudante participa da competição. Mais de 160 jovens e adolescentes, de 63 escolas, disputaram a Copa.

 


Flash
. Empresária Katiuscia Alcolumbre inaugura nesta terça, 19, a Empório K Maison, uma novíssima loja com peças exclusivas, das mais requisitadas grifes e no mais alto requinte e sofisticação, para vestir as mais belas mulheres da sociedade amapaense.
A Empório K Maison fica localizada na Avenida Machado de Assis , 301, no Centro.

 


Clic.
O Amapá conquistou a primeira medalha de ouro nos Jogos Escolares da Juventude 2019, disputado em Blumenau (SC).
A primeira conquista veio na modalidade de Luta Olímpica, na categoria Estilo Livre, com o aluno-atleta da Escola Sucesso, João Batista Silva Neto, o Pandinha, de apenas 14 anos. Até subir no lugar mais alto do pódio o competidor venceu quatro oponentes de diferentes estados.
A delegação amapaense que está na cidade catarinense é composta por 94 atletas em diversas categorias individuais.

 

Encontro dos Tambores.
A União dos Negros do Amapá (UNA), em conjunto com o Governo do Estado e Prefeitura de Macapá, já divulgou programação oficial do Encontro dos Tambores 2019, evento que chega à sua 24ª edição. Com a proposta de integrar as comunidades tradicionais através de apresentações culturais, a programação acontece no Centro de Cultura Negra do Amapá (CCNA), no bairro do Laguinho, em Macapá, e deverá se estender até ao mês de dezembro.

Programação.
O Encontro dos Tambores terá o ponto alto de sua programação, com a Missa dos Quilombos, realizada nesta quarta, 20, Dia Nacional da Consciência Negra, data que relembra Zumbi dos Palmares, símbolo da luta contra a escravidão no Brasil.
A missa mistura ritos católicos com elementos de religiões de matriz africana.

Encontro de Mulheres.
O Sebrae/AP realiza nesta terça, 19, o Encontro de Mulheres Empreendedoras, no Salão de Eventos Macapá, às 15h. A programação conta com a participação da empresária Carla Sarni, premiadíssima como uma das maiores lideranças femininas e entre os dentistas mais renomados do mercado nacional. Ela apresentará o tema ‘Transformando Não em Sim’. Outra grande atração será Amanda Oliveira e o grupo ‘As Valquírias’, que apresentam a palestra ‘Criando resultados de impacto’. Elas rodam o Brasil contando história de superação. Além disso, possuem uma Banda, na qual através da música e de suas histórias, combatem qualquer tipo de violência e servem como estímulo para outras mulheres.

Pelo fim da violência.
Na sexta, 22, a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (CMPPM) lançará a programação da Campanha dos 16 dias de Ativismo pelo fim da Violência contra a Mulher: eu me comprometo. O lançamento ocorrerá no Residencial Jardim Açucena, às 8h. A campanha faz parte do calendário da coordenadoria e é realizada em 160 países. Dentre as ações da programação, haverá rodas de conversas, marchas, blitzen educativas, adesivamentos e seminários.