Ziulana Melo

Social


Em Destaque. Coronel Paulo Matias, comandante da PMAP, ao lado de policiais do distrito do Lourenço. Comandante fez visita institucional e entregou novos equipamentos para o Batalhão.

 

Flashs. O parabéns especial vai para Enzo Gabriel, filho do nosso formatador Marcio Sobral, que completa seus 16 anos. Vida longa e saúde!

 

Festividade. O parabéns especial da coluna vai para Dalvina Nazário, que comemorou seus 85 anos, na presença de familiares e amigos. Muitos anos de vida é o que deseja a colunista. Parabéns!

 

 

Boa ação. Roupas femininas, masculinas e infantis, acessórios, calçados e bijuterias fizeram parte do “Brechó Solidário” promovido pela Secretaria de Estado da Administração (Sead). A 1ª edição do evento foi realizada nesta sexta-feira, 6, em Macapá. Todo o dinheiro arrecadado com a venda dos produtos será investido em uma ação social de Natal voltada para crianças carentes, cuja programação acontece no dia 14, na Escola Estadual Professor Aracy Miranda de Montalverne, no bairro do Buritizal.

 

Click. A coluna registra a alegria do pequeno Enzo, que comemorou 5 aninhos. Parabéns!!!

 

 

 

‘Papo de Homem 2020’ – O jovem Anderson Absolon, 18 anos, atleta de taekwondo, foi enfático ao declarar apoio à mulher: “O que falta para a nossa sociedade é respeito e empatia, principalmente, com as mulheres”. Sua colocação, assim como a de outros homens, foi pontual durante a Campanha do Laço Branco – “homens pelo fim da violência contra a Mulher”, e lançamento das atividades do projeto “Papo de Homem 2020”, promovidos pela Secretaria Extraordinária de Política para Mulheres (Sepm).

 

Vacinação. A partir de terça-feira, 10, cerca de 1,2 mil pessoas de cinco comunidades de difícil acesso no Amapá deverão atualizar suas cadernetas de vacinação em uma nova edição da Operação Gota. O Governo do Amapá coordena, juntamente com a Força Aérea Brasileira (FAB) e Ministério da Saúde, a ação, que visa atender a populações ribeirinhas, indígenas e rurais.

 

Dança. Samba, axé e reggaeton são ritmos escolhidos para uma aula de dança beneficente que será realizada no dia 14 de dezembro, a partir de 17h, no Quartel Geral da Polícia Militar (PM), na zona sul de Macapá. Para participar, o interessado deve doar um quilo de alimento não perecível. Toda a arrecadação será entregue a famílias carentes, no dia 21, durante uma ação social de Natal em periferias.

 

Solenidade. Solenidade na tarde desta sexta-feira, 6, no Estádio Milton de Souza Correa (Estádio Zerão), zona sul de Macapá, formou 31 novos oficiais, 69 praças e 5 subtenentes promovidos a segundo-tenentes do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP). No total, 105 militares subiram de postos ou graduação.

 

Recursos Hídricos. O Amapá poderá legislar sobre a taxa de fiscalização sobre recursos hídricos. A decisão é do Supremo Tribunal Federal (STF), referente a uma ação direta de inconstitucionalidade em relação à Lei Estadual nº 2.388/18. A defesa foi feita pelo procurador do Estado em Brasília, David Evangelista. A lei instituiu a Taxa de Controle, Acompanhamento e Fiscalização das Atividades de Exploração e Aproveitamento de Recursos Hídricos – TFRH, que, na prática, é o exercício de poder de polícia que permite ao Estado cobrar pelo uso de recursos hídricos, como, por exemplo, pelas hidrelétricas.