Ziulana Melo

Social


Destaque. As principais personalidades dos segmentos político e empresarial foram homenageadas na 23ª edição do Prêmio Tucuju de Ouro que aconteceu no último dia 5, na Maison Nuance. A comenda faz parte do calendário de eventos do Estado. Além das 30 personalidades e empresas escolhidas por meio de votação popular, foram homenageadas seis personalidades por sua indiscutível contribuição em seus respectivos segmentos

 

Música. Patrícia Bastos, Brenda Melo e Nilson Chaves são convidados de Enrico de Miceli para lançamento do “Todo Música”, no sábado (14), em Macapá

 

Inclusão. Após 3 módulos, 24 servidores do TRE/AP se formaram em Libras na Unifap nesta terça-feira (10)

 

Festa. A coluna registra o niver da gatinha Betinha. Parabéns!!!

 

 

Luau na Samaúma – Junto com dezembro, chegam as expectativas natalinas, e uma das programações mais aguardadas pelos amapaenses, o Luau na Samaúma de Natal, vai acontecer neste final de semana, com uma extensa agenda de atrações culturais e de negócios. O evento será nesta sexta-feira (13), a partir das 17h, na Praça Samaúma, em frente à Procuradoria-Geral de Justiça – Promotor Haroldo Franco – do Ministério Público do Amapá (MP-AP)

 

Blitz Educativa. Seguindo o calendário de eventos da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (CMPPM) e os Centros de Referência em Atendimento à Mulher (Crams) estiveram no bairro Central de Macapá fazendo blitz educativa Campanha do Laço Branco.
O objetivo é fazer homens sensibilizarem outros homens a comprometerem-se em combater qualquer forma de agressão e abuso contra mulheres.

 

Amapá Jovem. A 5ª chamada do Programa Amapá Jovem convoca 2.098 habilitados que foram considerados aptos para iniciarem atividade nos polos.
Esse grupo deve comparecer à aula inaugural, que será nos dias 18 de dezembro, em Macapá e Santana, e 19, em Mazagão.
Na capital, a aula será às 8h, no Teatro das Bacabeiras; em Santana, a atividade está prevista para às 14h, na Escola Estadual Augusto Antunes e; por fim, em Mazagão, a aula vai iniciar às 8h, na Escola Estadual Dom Pedro I.

 

Malária. Segundo levantamento “Malariometro”, em 2018 foram registrados 10.008 casos de malária em todo o estado. Já este ano, no mesmo período, foram 8.008 pessoas acometidas pela doença.
O resultado é também o menor na série histórica dos últimos cinco anos. Em 2017, um total de 10.918 foram confirmados, enquanto que em 2016 o quantitativo chegou a 9.442, e em 2015 chegou a 10.499.

 

Registro geneológico. A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) convidou recentemente a Associação Brasileira de Criadores de Bubalinos (ABCB) para iniciar a implantação do Serviço de Registro Genealógico (SRG) no estado.
Esse processo apura informações para a árvore genealógica dos búfalos de todo o país, servindo como recurso para o pleito de 2020, da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), para que o Amapá possa alcançar o status e a certificação de livre da aftosa sem vacinação. Em 2018, o Amapá recebeu o reconhecimento por ajudar o país para que fosse declarado como livre da doença em toda a extensão territorial. O secretário de Desenvolvimento Rural, José Renato, reafirma o potencial do estado para a exportação desses produtos.