Ziulana Melo

Social


Aulas – Já foi divulgado o Calendário Escolar Norteador para o ano letivo de 2020, com 200 dias letivos e 800 horas, conforme a Lei de Diretrizes e Bases (LDB).
Para os ensinos fundamental e médio, as aulas do primeiro semestre vão iniciar no dia 27 de fevereiro, finalizando no dia 30 de junho. O segundo semestre vai iniciar no dia 3 de agosto, com encerramento para 23 de dezembro. Neste ano haverá 22 sábados letivos.
O calendário direciona a execução do ano letivo de maneira igualitária, bem como possibilita condições para que o trabalho pedagógico/administrativo seja eficiente, desde a matrícula do aluno até a chegada dos objetivos programados pelas unidades escolares.
A orientação é para que pais e estudantes procurem a sua unidade de ensino, para confirmarem a data do retorno das aulas.

 


Flash.
Bela aniversariante do dia, Cinthya Freitas. Parabéns!

 

  
Em Destaque.
O governador Waldez Góes, deu posse nesta segunda, 20, a cinco novos procuradores do Estado aprovados no concurso público promovido pela atual gestão.
Agora eles integram o quadro efetivo de funcionários da Procuradoria Geral do Estado do Amapá (PGE/AP).
Representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário acompanharam a solenidade de posse, que ocorreu no Palácio do Setentrião, sede central do governo amapaense.
Agora a PGE passa a ter 50 cargos de carreira em sua composição.

 


Close.
Esta colunista registra e envia votos de muitas felicidades e sucesso à jovem e dedicadíssima psicóloga Cláudia Oliveira, pela passagem de seu aniversário, no último sábado. Parabéns!

 

  
Flashes.
E a orla de Macapá ficou pequena pra tantos foliões animadíssimos na Levada do Piratão.
O reencontro entre escola e brincantes arrancou aplausos, sorrisos e lágrimas, no último domingo. Um mix de sentimento que só o campeão dos carnavais é capaz de promover.

 


Clic.
Linda e elegante Carla Pinheiro, na comemoração de seus 30 anos.

 

Pentavalente.
Uma nova remessa da vacina pentavalente será distribuída a partir desta terça-feira (21), nos 16 municípios do Amapá. São mais seis mil doses ainda do primeiro lote do Ministério da Saúde destinado ao Estado.
A primeira parte da pentavalente começou a ser distribuído no dia 13 de janeiro. As duas etapas da entrega somam 11 mil doses para janeiro.

Corrida.
O aniversário de 262 anos da capital, que terá uma vasta programação festiva, cultural e esportiva, será marcado também com a realização da Corrida Cidade de Macapá no dia 2 de fevereiro. As inscrições para a prova de rua, que terá 6,5 quilômetros, são totalmente gratuitas e estão sendo bastante aguardadas por corredores amadores e profissionais, e serão feitas pelo site www.centraldacorrida.com.br.

Placas.
A partir de 31 de janeiro, cumprindo resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), será implementada a Nova Placa de Identificação Veicular (PIV).
A partir de 1º de fevereiro, a estampagem de nova placa será obrigatória em decorrência de: primeiro emplacamento; substituição derivada de mudança de categoria (exemplo: categoria particular para categoria aluguel); substituição derivada de roubo, furto ou extravio da placa; transferência de município ou de Estado; necessidade de fixação de terceira placa no veículo (exemplo: utilização de reboque). Para os demais casos será opcional ao proprietário do veículo a mudança de placa de identificação veicular para novo modelo.

Eleições.
O período eleitoral está chegando e o título de eleitor é um documento imprescindível na hora do voto. Mas fique atento. O Estado do Amapá teve 52.277 (cinquenta e dois mil, duzentos e setenta e sete ) títulos cancelados e 7.367 (sete mil, trezentos e sessenta e sete) títulos suspensos, sendo Macapá o município com maior número de cancelamentos, chegando a 29.662 (Vinte e nove mil, seiscentos e sessenta e dois). Os eleitores que tiveram o documento cancelado têm até o dia 6 de maio para regularizar a situação junto à justiça eleitoral. Nesta data também é o último dia para fazer alistamento eleitoral, transferência e revisão para zonas eleitorais no exterior.