Ziulana Melo

Social


Matrículas – No período de 27 a 29 de janeiro ocorrerá o processo de pré-matrícula para o ano letivo de 2020 aos alunos que irão cursar educação infantil (1º e 2º períodos) e fundamental I (do 1º ao 5º ano) na rede municipal de Macapá. A pré-matrícula será feita de forma online, por meio do site www.escolapublica.ap.gov.br, a partir das 14h.
Pais e responsáveis devem ficar atentos ao prazo. Para os alunos que irão cursar a EJA do ensino fundamental (1ª, 2ª, 3ª e 4ª etapas), o período de inscrição acontecerá de 3 a 5 de fevereiro. Quem não participou da Chamada Escolar 2020, deverá, no mesmo prazo, de acordo com a modalidade de ensino do aluno, fazer a chamada e logo em seguida o processo de pré-matrícula. As vagas remanescentes para todas as etapas e modalidades da educação básica deverão ocorrer somente nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro.

 


Flash.
Senador Paulo Albuquerque, em visita ao Conselho Regional de Medicina do Amapá , para discutir ações que possam trazer melhorias ao atendimento da população do Amapá. .
Na foto, na companhia dos colegas médicos, Eduardo Monteiro, Presidente do CRM-AP , Renato Borges conselheiro do CRM -AP e Marco Túlio Muniz Franco, Conselheiro Federal pelo Amapá .

 


Em Destaque.
Esta colunista registra clic pra lá de especial, da bela e inteligente Maria Luiza Favacho Furlan, em sua inesquecível cerimônia de outorga no Hangar, em Belém do Pará.
É recém formanda em Direito, pela Cesupa. Parabéns e sucesso, linda!

 

 
Clics .
O Mercado Central entregue à população na última semana, totalmente revitalizado e moderno, além da comercialização de alimentos e artesanato, possui um memorial com várias fotos e objetos antigos, que fazem parte do acervo histórico daquele local, que já completou seus 67 anos.
Quem desejar visitar o memorial do Mercado Central, ele vai estar aberto pela manhã, tarde e noite, a partir das 8h. Vale a pena!

 

 
Close.
Para marcar os 39 anos da Tragédia do Novo Amapá, a Cia Super Nova irá trazer um novo olhar sobre o maior naufrágio fluvial da história brasileira. O espetáculo acontecerá sábado, 25, no Teatro das Bacabeiras, a partir das 20h.
A montagem é baseada no texto “Triste Janeiro” do jovem ator e dramaturgo Joca Monteiro, que através de poemas homenageia todos os envolvidos naquele acontecimento.
Além da poesia, a peça tem influência da dança e do teatro físico. Ela conta ainda com inserção de vídeos e é construída por meio de diversos processos de experimentações artísticas coletivas.
Na peça o público terá contato com os sonhos e encantos da infância onde o “puc puc puc” do barquinho de miriti dá ao homem o prazer da libertação e as águas tornam-se a porta para descobertas.

 


Clic.
Crianças participarão nesta sexta-feira, 24, da Colônia de Férias do Residencial São José.
A expectativa é atender aproximadamente 150 crianças do habitacional e comunidades em seu entorno, na faixa etária de 5 a 12 anos. As atividades acontecerão no Centro Comunitário do residencial.

 

Passe Livre.
O governo do Estado inicia no dia 3 de fevereiro o procedimento de atualização cadastral do programa Passe Livre Estudantil (PLE). Os documentos necessários para o cadastramento são: declaração escolar atualizada, resumo do CadÚnico, RG e CPF do aluno e do responsável, comprovante de residência atualizado, comprovante de renda ou carteira de trabalho além da carteira de meia-passagem com o comprovante de recadastro 2020.

Visibilidade Trans.
Oferecer a funcionários públicos da assistência social, saúde e Guarda Civil Municipal capacitação para proporcionar atendimento à população trans, baseado na dignidade da pessoa humana e promoção do respeito à diversidade é o objetivo da 1ª Semana Municipal pela Visibilidade das Pessoas Travestis e Transexuais, que acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de janeiro, com o tema “Se plantarmos respeito, colheremos dignidade”.
O evento dará visibilidade às populações historicamente excluídas no contexto da sociedade, por meio de ações socioeconômica, cultural e turística.

Voos internacionais.
A companhia aérea Global Charter&Management, da Guiana Francesa, anuncia para a próxima semana o início de operações para Macapá, em voos executivos e econômicos. Ela utiliza a marca fantasia Fly Guyane e deverá operar com duas aeronaves em configurações de 19 lugares, no voo de baixo custo, e de 7 lugares para os voos executivos, com poltronas mais largas, semi leitos e com mesas estilo executivo.
A expectativa é praticar tarifas na ordem de R$ 500 por trecho entre Macapá e Caiena nos voos econômicos e em torno de R$ 1 mil para os voos executivos.

Projetos.
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) disponibiliza um canal para atender ao público que ainda tem dúvidas quanto ao procedimento de pré-matrícula para o ano letivo 2020.
Por meio do número (96) 99111-8172, a população pode acionar a Seed através do aplicativo de mensagens WhatsApp e enviar seu questionamento. É importante destacar que serão respondidas apenas as dúvidas referentes ao procedimento de pré-matrícula.