Ziulana Melo

Social


Curso no Canadá- O Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação Básica no Canadá, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da educação, lançou novo edital voltado a professores que estejam efetivamente em exercício nas escolas públicas. Profissionais do Amapá podem concorrem às vagas ofertadas para professores da região Norte.
O curso é promovido pelo Colleges and Institutes Canada (CICan) e tem a duração de oito semanas, com aulas de inglês básico e módulos temáticos que abordam a aprendizagem centrada no aluno e a gestão de sala de aula. As inscrições são gratuitas e efetuadas por meio de envio de documentos e preenchimento do formulário de inscrição online, até o dia 19 de fevereiro. O processo de seleção ocorre em duas etapas: análise técnica e de mérito.

 


Flash.
Presidente do Congresso Nacional Davi Alcolumbre, no momento da cerimônia externa que antescedeu a sessão solene, que abriu oficialmente o ano legislativo 2020.

 


Em Destaque.
Aconteceu no último sábado (1º), a inauguração da “Loja do Bloco do Abel”, no Amapá Garden Shopping. O espaço é destinado para a prática de atividades que tem como objetivo conscientizar e transmitir informações sobre o autismo, bandeira social do bloco.
O evento contou com a participação de dezenas de pessoas, dentre elas apoiadores da causa e famílias e amigos de pessoas com autismo que são atendidas pelo bloco do Abel.
Esta é a quinta edição do bloco que leva o nome do amapaense Abel Nascimento, estudante autista que cursa Licenciatura em Matemática no IFAP. Presente no evento, Abel fez questão de abraçar e receber todos que participaram.
Para 2020, o bloco do Abel tem preparado uma programação intensa e diferenciada para todos os públicos, com palestras, baile infantil e a festa.

 


Clic .
A linda, elegante e agora, devidamente formada em Direito pela Cesupa, Maria Luiza Favacho Furlan, divando em seu baile, no último fim de semana, na Assembleia Paraense.
Sucesso, lindona!

 

  
Clics .
A Equipe Marco Zero Robotics, formada por estudantes e professores do Sesi vai representar a região Norte na etapa nacional do Torneio de Robótica First Lego League (FLL), em março deste ano, em São Paulo.
A vaga foi garantida após a conquista do segundo lugar na etapa regional da competição, realizada pela primeira vez na unidade do SESI Ananindeua, no estado do Pará, nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro.
O grupo é formado pelos alunos do 1º ano do Novo Ensino Médio do SESI, Eduardo Assunção Martins, Breno Barros Cabral, e Luís Sérgio Nascimento Lago; pelas estudantes Helena Costa Flexa (2º ano do Novo Ensino Médio); e Maria Eduarda Seone Maciel (9º ano do Ensino Fundamental II), acompanhados pelos professores Danilo Ramalho de Sousa e Edgar Isacksson Vieira, e pela diretora Valena Calandrini.

 


Clic.
Querida Deuzuíte Ardasse em visita ao artista plástico Ralfe Braga, em seu ateliê, em Brasília.

 

Quinta Feliz.
O projeto “Quinta Feliz da Pessoa Idosa” prepara o retorno das atividades para este mês de fevereiro. A iniciativa tem a proposta de ofertar lazer e saúde, através do esporte, para homens e mulheres na terceira idade. Conforme a programação, o primeiro evento de 2020 será na quinta-feira, 6. São esperados mais de 100 idosos somente no primeiro semestre do ano. Em 2019, o projeto atendeu 80 pessoas com mais de 60 anos.

Levada de carnaval.
No clima de festa, a Sedel vai promover no dia 20 de fevereiro mais uma edição da “Quinta Feliz na Folia”. A programação contará com trio elétrico, animadores e músicas carnavalescas.
A concentração da levada de carnaval será na Ueap, que também é uma parceira do projeto. Com muito som e alegria, o percurso segue até o Parque do Forte, no complexo Lugar Bonito, orla da capital.

Comenda.
Para reconhecer e agradecer os colaboradores do programa Amapá Jovem em 2019, a Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv) entregou a Comenda Amapá Jovem. Mais de 250 parceiros da iniciativa pública e privada foram premiados, na sexta-feira, 31, no Teatro das Bacabeiras.
São pessoas e instituições que acreditaram e, de alguma forma, apoiaram as atividades do programa no decorrer do ano, possibilitando levar mais qualidade de vida e oportunidades para os bolsistas.

Exposição.
O auditório do Museu Sacaca recebera, de 4 a 9 de fevereiro, a exposição “Nossa Macapá, de ontem e hoje”. Quem for ao Museu neste período, encontrará fotos antigas e atuais da cidade Macapá, além de quadros de artistas macapaense com temáticas que exaltam nossa cidade.
O evento faz parte da programação do Governo do Estado alusivo aos 262 anos de Macapá, celebrado no dia 4 de fevereiro. As visitas ao Museu Sacaca, de terça a domingo, no horário de 09h às 17h são gratuitas.
A ideia da exposição é mostrar aos visitantes um pouco da história da capital amapaense através de registros fotográficos e pinturas de quadros que remetem a vida do povo macapaense do passado e presente.