Ziulana Melo

Social


Juventude – Muitos adultos e jovens curtiram a programação com rap, rock, hip-hop e blues, preparada pela Prefeitura de Macapá na última segunda-feira, 3, na Praça Floriano Peixoto. Mais de mil pessoas passaram pelo local, segundo estimativa da Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM). A festa foi muito elogiada. A programação contou com artistas novos e bem experientes da cena musical macapaense, como Vini Gonçalves, Zion Ops, MC Super Chock, Banda Indiegentes, Banda Índ’go, Banda Nova Ordem, Banda Vennecy e Trio Canícula Blues.
Também teve exposição de artes plásticas com Dekko Matos e J. Márcio, feira de artesanato das Mulheres que Fazem, e a parceria já consagrada com a Abrasel, trazendo o “Cozinha dos Chefes” para a praça de alimentação com alimentos a preços acessíveis.

 


Flash.
Na Praça Floriano Peixoto, na última terça, 4, quem visitou o local pôde apreciar a exposição Capitão Açaí, do cartunista Ronaldo Rony.
Há 30 anos, o cartunista Ronaldo Rony retrata aspectos que envolvem o dia a dia da sociedade macapaense vivido pelo personagem Capitão Açaí.

 

Em Destaque. O batuque das caixas de Marabaixo animou a manhã festiva dos 262 anos de Macapá. As comemorações iniciaram cedo com a salva de canhões na Fortaleza de São José e seguiram com a missa em ação de graças, encontro das bandeiras e cortejo do Banzeiro Brilho de Fogo da igreja de São José até a Praça Floriano Peixoto.
O tradicional encontro das bandeiras com os grupos Marabaixo da Juventude, Marabaixo Tia Sinhá, Marabaixo Movimento Cultural Ancestrais, Marabaixo Filhos do Criaú, cortejos artísticos com carroça da alegria e bonecos gigantes e o cortejo do Banzeiro do Brilho de Fogo, sempre marcam o ponto alto da grande festa da cidade.
Solenidades foram acompanhadas pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre; pelo senador Lucas Barreto; pelo governador Waldez Góes e o vice Jaime Nunes; e deputados estaduais, vereadores, secretários, imprensa e muitos macapaenses. Acompanhe algumas imagens de Gabriel Flores:

 

 

 

 


Clics .
Lindíssima Piedade Lino Videira, Rainha da bateria da Piratas da Batucada, quando mostrava porque reina absoluta no carnaval.

 


Clic.
Esbanjando charme, brilho e muita simpatia. A bela debutante Gisele Soares, em sua noite inesquecível de 15 anos.

 

No Mercado.
Em comemoração aos 262 anos de Macapá, uma programação especial foi montada para o público que foi almoçar no novo Mercado Central no feriado do dia 4 de fevereiro. Várias atrações musicais, exposições artísticas e intervenção poética marcaram o momento. A festa começou com o músico Bebeto Nandes, seguido por Anthony Barbosa, Duo Amazofonia e Rosa Amaral, e encerrou com a intervenção poética de Hayam Chandra. A exposição de artes visuais foi de autoria de Miguel Arcanjo.

Alerta.
A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) publicou na terça-feira (4), nota informativa orientando profissionais das unidades básicas de saúde dos municípios, hospitais e unidades de saúde do setor privado sobre os procedimentos que devem ser adotados para pessoas com suspeita de Coronavírus.
Mesmo sem casos suspeitos, o Governo do Amapá elabora um plano como medida preventiva e reforça a determinação do Ministério da Saúde.

Vagas.
O Centro de Ensino Profissionalizante Professora Josinete Oliveira Barroso (Cepajob) oferta 245 vagas gratuitas em seis cursos de formação inicial e continuada, os chamados cursos FIC. As inscrições acontecem nos dias 6 e 7 de fevereiro, de 8h às 12h e das 14h às 18h, na secretaria do colégio, localizado na Avenida Maria Quitéria, número 316, bairro Buritizal, em Macapá. Os cursos são de segunda a sexta-feira e têm carga horária de 160 horas. Para se inscrever, é exigido que o interessado tenha o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) completo.

Carteirinha.
O serviço de emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Autismo inicia na sexta feira, 7, na unidade central da rede SuperFácil, a partir das 9h. Os atendentes e orientadores foram capacitados para receber e acolher o público autista. A unidade também passa a contar com um espaço adaptado com guichês e brinquedoteca. Além dos serviços de cadastro, emissão e renovação da Carteira de Identificação da Pessoa com Autismo, também foi atualizado o Sistema de Cadastro da Pessoa com o Transtorno do Espectro do Autismo (CADTEA). O documento também passou por atualização, que agora passa a ter a tipagem sanguínea e o número da Carteira de Identidade e CPF do responsável legal.