Ziulana Melo

Social


Parceria – A população poderá usufruir, na manhã da terça-feira de carnaval, em 25 de fevereiro, de serviços gratuitos de saúde que serão realizados por colaboradores do Serviço Social da Indústria (SESI).
A ação é resultado da parceria firmada há três anos entre o SESI, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá e a Associação de Brincantes e Simpatizantes do Bloco de Sujos – “A Banda”.
A cooperação inclui, ainda, a colaboração de profissionais do SENAI na construção das estruturas metálicas e no figurino dos nove personagens que desfilam no bloco tradicional. Na terça de carnaval, de 8h às 12h, serão oferecidos serviços gratuitos de saúde aos brincantes. Atividades como: atendimento médico, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, aplicação de flúor, massoterapia, entre outros, serão realizados em frente à Unidade Integrada SESI/SENAI – A Banda, localizada na Av. Ernestino Borges, entre as ruas General Rondon e Tiradentes.

 


Flash.
O TRE/AP realizou na manhã de terça-feira, 11, o treinamento presencial da versão 2.1 do Processo Judicial Eletrônico (PJe) para advogados que atuarão nas eleições municipais 2020.
O objetivo é virtualização dos processos.

 


Em Destaque.
Governador Waldez Góes, durante encontro com a secretária-geral da entidade internacional, Alexandra Moreira, nesta segunda-feira, 10, em Brasília.
No encontro, estabeleceu compromisso de trabalho entre o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento da Amazônia Legal e a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), que reúne países que partilham território amazônico: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.

 

  
Close.
A Prefeitura de Macapá reuniu na tarde da última segunda, 10, gestores municipais, representantes das agremiações e organizadores do carnaval para uma visita de reconhecimento do local e alinhamento de sugestões.
O prefeito Clécio Luís acompanhou a vistoria e, junto com os demais gestores, ouviu as considerações dos carnavalescos para que as apresentações dos dias 21 e 22 de fevereiro ocorram com planejamento e sucesso.

 

  
Clics.
A CTMac iniciou na última segunda, 10, uma leve adaptação na sinalização horizontal de Macapá. Ela consiste na mudança da palavra “PARE” por “PERA”, o que causou um certo incômodo em algumas pessoas na cidade.
Presidente André Lima justifica como uma forma de homenagear o linguajar macapaense e descontrair um pouco a sinalização. E que é apenas uma mudança da escrita da palavra para o nosso regionalismo, mas que o significado continua o mesmo.
A inspiração para a alteração veio de outras cidades do Brasil, como Barcarena, município do estado do Pará. A intenção é fazer em outras vias de Macapá.

 


Flash.
A linda, sorridente e elegante Paula Barros

 

Volta às aulas.
As aulas da rede municipal de ensino de Macapá para a educação infantil iniciarão nesta quarta-feira, 12, exceto para as turmas de educação infantil que funcionam nas escolas de ensino fundamental do município, que iniciarão apenas no fim de fevereiro.
As escolas já estão preparadas para receber os mais de 8 mil alunos já matriculados para esta etapa de ensino e oferecer um ano cheio de conteúdo e novidades para a criançada.

Cartas.
As inscrições para o 49°Concurso Internacional de Redação de Cartas começaram na segunda-feira, 10 de fevereiro. Promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), e realizado no Brasil pelos Correios, o concurso objetiva estimular jovens e crianças a expressarem sua criatividade e a melhorarem seus conhecimentos linguísticos, por meio da redação de cartas. O regulamento completo do Concurso Internacional de Redação de Cartas e o formulário de inscrição estão disponíveis no site dos Correios.

Xadrez.
Mais de 30 enxadristas participaram da competição de xadrez Taça Cidade de Macapá, que aconteceu no último sábado, 8, no primeiro piso do Mercado Central.
Torneio é realizado todos os anos no mês de aniversário da cidade, mesma data que marca o aniversário da Federação de Xadrez do Amapá (Fexap).
A disputa foi aberta ao público, reunindo enxadristas federados e amantes do esporte.

Ordenamento.
A CTMac já deu início no ordenamento de ruas na área central da capital para o Circuito do Desfile dos Blocos, que acontecerá nesta quinta-feira, 13. Além disso, a CTMac reforça os serviços de sinalização de vias, organização dos corredores de ônibus, táxis e mototáxis.
A CTMac ainda contará com o acompanhamento do trânsito por videomonitoramento pelo Centro de Controle de Operações “Vias do Futuro”. A sala de monitoramento tem 22 câmeras de alta resolução de toda a cidade. Algumas serão usadas por estarem próximas do local do evento.