Ziulana Melo

Social


Encontro – Acontecerá nos dias 18 e 19 de fevereiro, no auditório da Biblioteca Pública Elcy Lacerda, o 1º Encontro de Crianças e Adolescentes do Município de Macapá.
O tema central será “Tucujovens: construindo a cidadania tucujus”. A programação faz parte das estratégias de mobilização de adolescentes do município, da edição do selo Unicef 2017/2020.
Durante os dois dias, serão desenvolvidas seis oficinas, dentro dos desafios propostos pela edição do selo Unicef, como: Direito ao esporte seguro e inclusivo; Direito à inclusão digital e ao uso seguro da internet; Direito à saúde sexual e inclusiva; Alimentação Saudável e prevenir a obesidade; Conhecer e divulgar a lei de aprendizagem para criar oportunidades de conciliar; e a Educação para a cidadania Democrática.

 


Flash.
Querida Dayane Alcolumbre, festejando aniversário na companhia da irmã Shimone Alcolumbre e sua mãe Conceição Capiberibe. Parabéns especial!

 


Em Destaque.
Senador Paulo Albuquerque, em visita ao Presidente do TJAP, Desembargador João Lages, nesta segunda-feira (17/02).
“Viemos estreitar nossa atuação em Brasília às instituições do Estado, para sermos funcionais ao máximo em benefício das pessoas”, disse o Senador.
O parlamentar complementou ainda dizendo que durante sua estada no mandato estará “comprometido com os interesses nacionais e com o desenvolvimento do Amapá”.

 


Clic.
Em close pra lá de especial, a linda Juliana na noite de seus 15 anos

 


Close.
O Governo do Amapá lançou nesta segunda-feira, 17, o Programa de Preparação para Aposentadoria voltado aos profissionais da educação. A cerimônia ocorreu no auditório do Centro de Educação Profissional Walkíria Lima, em Macapá.
Este programa oferece um planejamento de vida pós-aposentadoria, com noções sobre saúde física, mental, organização financeira.
Durante a cerimônia, foram homenageados 104 servidores aposentados em 2019, que trilharam uma trajetória profissional pautada na dedicação e no amor em preparar gerações. Uma delas foi a professora, Zenil Melo, que deixou as salas de aula.

 


Flash.
Linda debutante Cris, em recente ensaio
fotográfico de seus 15 anos

 

Folia.
Os grupos de idosos, acompanhados pelas equipes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB) da Prefeitura de Macapá, não ficarão de fora dos dias de folia do carnaval. Eles irão curtir muito com as programações especiais que serão desenvolvidas para eles, que iniciam nesta quarta-feira, 19, a partir das 9h. As atividades começarão pelos grupos “Viver Melhor”, que terá sua programação no Sesc Araxá, “Projeto Minha Gente”, no Jardim Felicidade, e o “Viva Saudável”, no distrito de Fazendinha. Lá, além de baile de carnaval, eles terão alongamento, relaxamento e lanche coletivo.

Capacitação.
Para reforçar a ainda mais segurança dos foliões durante o Carnaval, o Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) capacita 130 novos soldados da Polícia Militar (PM). O curso iniciou nesta segunda-feira, 17, e segue até quarta, 19. Segundo a PM, o objetivo do treinamento é preparar os soldados para a “Operação Tolerância Zero”, que será realizada de 20 a 25 de fevereiro. Esta ação está incluída no esquema oficial de segurança nos dias de Carnaval.

Carta.
Após os recentes ataques do presidente Jair Bolsonaro, vinte governadores assinaram uma carta aberta em que o criticam por fazer declarações que “não contribuem para a evolução da democracia no Brasil”.
Eles citam os comentários de Bolsonaro em que desafiou que os chefes dos Executivos estaduais para que reduzissem, segundo a carta, “impostos vitais à sobrevivência dos Estados”.
Recentemente Bolsonaro havia dito que zeraria os impostos federais sobre combustíveis se todos os governadores abrissem mão do ICMS sobre os produtos.

Ensaios.
Já na contagem regressiva para o desfile das escolas de samba, as equipes que atuam com os serviços de saúde da Prefeitura de Macapá e Corpo de Bombeiros participaram do primeiro dia do ensaio técnico das escolas, que aconteceu no domingo, 16, e na segunda, 17. Todas as escolas organizam o tempo de passagem, identificam o tempo que cada quesito ficará em frente aos jurados para serem avaliados.
Para a Prefeitura de Macapá, de um modo geral, foi o momento de avaliar a estrutura, som, iluminação e toda infraestrutura organizada para o espetáculo, para que não tenha problema nos dias dos desfiles.