Ziulana Melo

Social


Pós-carnaval – O carnaval é um período de folia e diversão, mas também de atitudes que deixam o corpo vulnerável. Uma delas são as relações sexuais desprotegidas. Para sensibilizar a população e diminuir os riscos de relações sem preservativos, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) distribuiu cerca de 300 mil camisinhas e gel lubrificante durante as programações de carnaval.
Mesmo o uso do preservativo sendo a alternativa mais eficaz e segura na prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), ainda tem quem não use ou que, por descuido, acabou esquecendo. A esse público, a Semsa orienta a realização de testes rápidos para a detecção de IST’s.
Os testes rápidos que detectam os anticorpos contra o HIV, sífilis e hepatites em até cinco minutos, colhendo uma gota de sangue da ponta do dedo, são feitos gratuitamente em todas as UBS’s, de segunda a sexta-feira, com exceção da UBS Lélio Silva, que realiza os exames 24 horas.

 


Flash.
Queridíssima Raphaela Carrera em merecidos dias de descanso em Maceió.
Já já retorna ao batente na assessoria de comunicação do presidente do CN, Davi Alcolumbre.

 

  
Em Destaque.
O Ministério Público do Amapá (MP-AP) celebrou nesta sexta-feira (28), na Procuradoria-Geral de Justiça os 24 anos de posse da primeira turma de servidores efetivos do órgão ministerial.
Os pioneiros do quadro efetivo da instituição foram homenageados em uma solenidade com a participação de membros e servidores.

 


Clic.
Linda e graciosa Maria Clara festejando aniversário

 


Close.
Toda a beleza e simpatia da Sargento Rosielen, em sua formatura

 


Flash.
A bela formanda em enfermagem, Suely, na noite de sua outorga.

 

Convid-19.
O Brasil tem 182 casos suspeitos de coronavírus, de acordo com o boletim sobre o Covid-19 divulgado nesta sexta-feira (28) pelo Ministério da Saúde. O novo balanço não traz novas confirmações – há somente um caso positivo. O levantamento aponta ainda que outras 71 suspeitas foram descartadas desde o início do monitoramento.
Em Belém do Pará foi registrado um caso suspeito. Aqui no Amapá a Vigilância Sanitária já descartou casos do coronavírus.

Inscrições abertas.
Donos de startups no Amapá têm até 16 de março para inscreverem as empresas no InovAtiva Brasil.
O programa selecionará 160 negócios inovadores e tecnológicos que irão participar de 4 meses de capacitação para desenvolvimento da ideia.
A inscrição é gratuita e feita pela internet no site do programa (inovativabrasil.com.br).

Imposto de Renda.
A Receita Federal tem como expectativa receber 83 mil declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) do Amapá em 2020, relativas ao ano-base 2019.
Na segunda-feira (2), às 8h, inicia o prazo para envio dos dados, que vai até 30 de abril, pela internet.
Em 2019, 82,2 mil amapaenses prestaram as contas com o leão – a expectativa de envio era de somente 76 mil declarações.

Sisu.
Chamada pública dos candidatos da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) visando preencher 314 vagas de quase 30 cursos na Universidade Federal do Amapá (Unifap), ocorreu nesta sexta, 28.
Um dos cursos mais disputados em todo o país e o que oferece mais oportunidades é Medicina, que conta com 21 vagas.
Entre os cursos com maior oferta, estão teatro (18), educação física (16) e secretariado (16).