Ziulana Melo

Social


Macapá 300 anos – A Prefeitura de Macapá lançou em fevereiro deste ano o edital para inscrições de trabalhos científicos do I Congresso Macapá Rumo aos 300 Anos. O evento, realizado em parceria com a Universidade do Estado do Amapá (Ueap) e Universidade Federal do Amapá (Unifap), tem o objetivo de coletar e divulgar estudos de vários temas no âmbito do município que possam contribuir na construção da Macapá a curto, longo e médio prazo dentro do Projeto Macapá 300 Anos. As inscrições podem ser feitas pelo site http://300anos.macapa.br/congresso/ até o dia 26 de março. A primeira edição do congresso está dividida em quatro eixos temáticos: Gestão e Finanças Públicas Municipais, Desenvolvimento Humano e Social da Cidade, Desenvolvimento Econômico de Macapá de Agora e para o Futuro e o Desenvolvimento Ambiental e Urbano. O congresso acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de maio de 2020. Pesquisadores, acadêmicos, professores que queiram divulgar seus estudos, pesquisas, publicações, trabalhos de conclusão de curso de graduação e especialização, dissertação de mestrado, tese de doutorado ou pós-doutorado, em formato de artigo científico, terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos.

 


Flash.
Lindíssima Priscila Nunes

 


Em Destaque.
Esta colunista registra e envia parabéns especial, ao jovem médico Paulo Danilo, filho do médico Paulo Sérgio Picanço.
Paulo Danilo acaba de concluir residência médica na área de pneumologia e não demora muito estará retornando a Macapá para sua missão de salvar vidas.

 


Clic.
Linda e elegante Sílvia Caroline

 


Close.
Deputado Estadual Paulo Lemos (Psol), em visita à procuradora-geral de Justiça, Ivana Cei, para pedir providências em relação ao Naufrágio ocorrido na madrugada de sábado (29), com a embarcação Anna Karoline III.
Durante a reunião, ele foi informado que a promotoria já expediu uma Portaria que institui uma Comissão para fiscalizar com mais rigor o transporte aquaviário na região, em conjunto com as autoridades portuárias, município de Santana, portos e empresas de transporte.

 


Flash.
Abrigados da Casa Abrigo Marluza Araújo (Cama), ligada à Prefeitura de Macapá, no encerraramento do curso de qualificação social e profissional na área de artesanato. Ao final, eles grafitaram uma das paredes da instituição.

 

Eu Decido.
Nesta terça, 3, o TRE/AP realiza, ás 16h, no plenário, o lançamento do projeto Eu Decido, para 15 escolas da rede de ensino. O projeto é voltado para Jovens de 16 a 18 anos incompletos que tem o voto facultado. O evento tem a parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seed). Uma das etapas do projeto será a realização de eleições temáticas em 15 escolas da rede estadual em Macapá, onde os estudantes votarão para eleger temas importantes para sociedade, como educação, saúde, cidadania, lazer entre outros, temas esses, que serão definidos pelas escolas participantes do projeto.

Grafitagem.
Abrigados da Casa Abrigo Marluza Araújo (Cama), ligada à Prefeitura de Macapá, encerraram o curso de qualificação social e profissional na área de artesanato. Com o encerramento do módulo, eles grafitaram uma das paredes da instituição.
A oportunidade envolveu, inicialmente, seis adolescentes acolhidos no abrigo na confecção de bijuterias com sementes regionais e grafitagem.

Bandeira Verde.
Pelo segundo mês consecutivo, a bandeira tarifária será verde em março e sem custo para os consumidores, anunciou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A explicação é que as chuvas de fevereiro contribuíram para a recuperação dos níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas nas principais bacias hidrográficas do país.
Para março, segundo a Aneel, a previsão é de que a condição hidrológica favorável se mantenha, o que significa mais energia hidrelétrica para atendimento à demanda do Sistema Interligado e menos termelétricas sendo acionadas.

Marias Empreendedoras.
Com o objetivo de transformar a vida de dezenas de mulheres que vivem em vulnerabilidade social na capital, o Senai do Amapá, em parceria com o Instituto Marias da Esperança e outros parceiros, realizarão a ação social Marias Empreendedoras. O projeto ofertará cursos profissionalizantes gratuitos, no período de 7 de março a 9 de maio, com direito a certificado.
O lançamento do projeto acontecerá no dia 7 de março, a partir das 9h, na sede da Fundação, localizada na Travessa da Lagoa, 136, Jardim América, Marabaixo 4. O evento contará com serviços gratuitos de saúde, beleza e bem-estar.