Ziulana Melo

Social


IRPF – Em 5 dias, 11.207 declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2020, relativas ao ano-base 2019, foram enviadas por contribuintes do Amapá para a Receita Federal. O balanço foi feito na sexta-feira (6). O prazo iniciou na segunda-feira (2) e segue até 30 de abril, pela internet.
A Receita tem como expectativa receber do Amapá 83 mil declarações. No ano passado, 82,2 mil amapaenses prestaram as contas com o leão. Pelo país, a expectativa chega a 32 milhões.

 


Clic.
Vereador Yuri Pelaes com Yuri Filho e esposa em close pra lá de especial

 

  
Em Destaque.
Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF/MP-AP), promoveu na última sexta-feira (6), a palestra “Júri de Feminicídio: Abordagem Prática”, voltada para membros e servidores.
O evento deu continuidade ao calendário de capacitação do MP-AP, que visa o aprimoramento institucional do órgão ministerial.
A palestra foi ministrada pela promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR), Ticiane Louise Santana Pereira, especialista no tema.

 

  
Flash.
Presidente do Tjap, Desembargador João Lages promoveu, na última sexta-feira, 6, uma manhã alegre e singela homenagem às mulheres que movimentam unidades da Justiça do Amapá.
Magistradas, servidoras e colaboradoras foram surpreendidas com uma suave manifestação de carinho e respeito. Receberam em seus locais de trabalho abraços fraternos e uma doce lembrança. O presidente João Lages, participou das homenagens no anexo do Fórum de Macapá e na sede do Tribunal.

 


Close.
O secretário-geral do Ministério Público do MP-AP, promotor de Justiça Paulo Celso Ramos, representou a PGJ/AP, Ivana Cei, na solenidade de posse, realizada na última semana, em Salvador (BA), da nova PGJ do MP da Bahia e ex-presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), a promotora de Justiça Norma Angélica Reis Cardoso Cavalcanti.
Norma Cavalcanti é a segunda mulher a assumir a chefia do MP-BA, substituindo a promotora de Justiça Ediene Lousado, que comandou a instituição nos últimos quatro anos.

 


Flash.
Belíssima debutante Ana Clara Rodrigues na noite especial de seus 15 anos

 

Censo 2020.
Estão abertas 707 vagas nos 16 municípios do Amapá para o Censo 2020. A inscrição teve início na quinta-feira (5) e segue até dia 24 de março no site “cebraspe.org.br”.
Os salários são de até R$ 2,1, podendo variar no cargo de recenseador, dependendo da produtividade.

Mês das Mulheres.
O mês de março é dedicado às comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, celebrado neste domingo, 8. Por isso, a secretaria Extraordinária de Política para Mulheres (Sepm) lança uma programação dedicada, principalmente, a capacitar usuárias da rede de atendimento às vítimas de violência.
Encontros de capacitação acontecerão nos centros de atendimento às mulheres.

Atendimentos.
Na manhã de sexta-feira, 6, a unidade móvel do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Superfácil), em conjunto com a Polícia Técnico-Científica e Defensoria Pública, realizaram ação de atendimento emergencial aos familiares e sobreviventes do naufrágio do navio Anna Karoline III.
Emissão da Carteira de Identidade, CPF e Cartão do SUS estão entre os serviços do Superfácil. A Defensoria Pública do Estado (DPE/AP) disponibilizou a emissão da certidão de nascimento, assistência jurídica, já a Secretaria de Estado de Inclusão e Mobilização Social do Estado (Sims) realizou acolhimento e atendimento com psicólogos.

Coronavírus.
Governo do Amapá ativa Plano de Contingência para o vírus.
O objetivo é implantar medidas preventivas garantindo uma rápida resposta em eventual necessidade.
O Amapá não tem casos suspeitos ou confirmados.