Ziulana Melo

Social


Vacinação – A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) iniciou o planejamento no Estado para atingir a meta de 90% dos grupos prioritários na 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza em 2020.
Os preparativos começaram nesta terça, 17, durante reunião da coordenação estadual com representantes dos 16 municípios amapaenses e do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI).
O objetivo do encontro, realizado na sede da SVS em Macapá, foi traçar estratégias para a uma cobertura vacinal mais abrangente a partir do calendário estabelecido pelo Ministério da Saúde para a campanha, que inicia no próximo dia 23 de março e prossegue até 22 de maio, tendo o 9 de maio como o dia “D” de mobilização nacional.

 


Clic.
Querida colega jornalista Marciane Quintela, na companhia do primo Udson, em recente e badalada comemoração.

 


Em Destaque.
Procuradora-Geral de Justiça do MP-AP, Ivana Cei, quando recebia a visita de cortesia do juiz do Trabalho e diretor do Fórum Trabalhista de Macapá, Jonatas Andrade .
Na pauta, a construção de uma agenda de economia verde (green economy) no Amapá, com a participação de agências da ONU, como a OIT- Organização Internacional do Trabalho e o PNUD, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

 

  
Flashes .
Projeto “Comunidade Restaurativa”, idealizado pela Juíza Carline Nunes, titular do Juizado Especial Cível e Criminal de Santana, e pela Promotora de Justiça Silvia Canela, que aconteceu no sábado (14/03).
A iniciativa aconteceu na Escola Estadual de Ensino Militar Afonso Arinos de Melo Franco, localizada na comunidade do Ambrósio, em Santana. Foram realizados cerca de 1.026 atendimentos.

 


Close.
Senador Lucas Barreto, quando prestigiava posse do irmão, promotor José Cantuária Barreto, na presidência da Associação do Membros do Ministério Público.

 


Flash.
Sob o olhar atencioso do Prefeito Clécio, secretária Silvana Vedovelli no momento em que assinava convênio para a realização de mamografias por meio da Carreta Saúde Mulher do Sesc/AP, que ficará por 6 meses na UBS Congós.
Todas as unidades poderão fazer a requisição do exame, que será enviada à Secretaria Municipal de Saúde, que encaminhará as mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos para a realização de rastreamento do câncer de mama.

 

Posse.
Governador Waldez Góes anunciou nesta terça-feira, 16, a nomeação dos 350 aprovados no concurso para o Grupo Gestão Governamental – área administrativa que trabalha em várias secretarias do Estado. A posse dos novos servidores será feita a partir desta quarta-feira, 18, em grupos restritos de quinze pessoas. O evento que reuniria todos foi cancelado para evitar aglomerações de pessoas, medida de segurança sanitária e saúde.

Programação cancelada.
A Secretaria Extraordinária de Política para Mulheres (Sepm) informou nesta terça, 17, que todos os eventos que fazem parte da programação alusiva ao Mês da Mulher foram cancelados por medidas de segurança sanitária e saúde.
No Amapá não há casos confirmados do COVID-19, mas já está andamento desde antes da primeira notificação de suspeita as ações do plano de contingência elaborado pelo Governo do Estado, e aprovado junto ao Ministério da Saúde.

Artesanato.
Atendendo às determinações do pacote de medidas para prevenção e enfrentamento do COVID-19, foi cancelada a proramação oficial da Semana do Artesão, que estava prevista para ocorrer de 19 a 22 de março, em frente à Casa do Artesão, na Praça Beira-Rio, em Macapá.
Como o evento aconteceria com público estimado em mais de 100 pessoas , foi cancelado pra evitar que o vírus se propague.

Ponto Facultativo.
O Governo do Amapá decretou ponto facultativo nas repartições públicas estaduais da administração direta e indireta, na sexta-feira, 20 de março de 2020, após o feriado de São José, padroeiro de Macapá e do Amapá. A medida faz parte do pacote de ações de combate ao novo coronavírus (Covid-19).
As repartições cujas atividades são consideradas de caráter essencial, como as da área de saúde e segurança pública, estão fora do decreto, para que não sofram descontinuidade na prestação dos serviços à sociedade amapaense.