Cleber Barbosa

400 mil


O Amapá chegou à marca de 402.347 mil doses de vacina contra a covid-19 aplicadas até a última quarta-feira, dia 2. O alcance é resultado de um esforço do Governo para imunizar a população desde a região metropolitana até as áreas mais distantes, como aldeias indígenas.

 

Embrapa

O Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) deferiu o pedido de registro da marca Café com Ciência, evento de divulgação científica da Embrapa Amapá, com encontros aproximativos entre autores de publicações técnico-científicas e público em geral. A motivação é promover o conteúdo das novas publicações disponibilizadas pela entidade.

 

Identidade

Desde 2017 o evento movimenta boa parte da equipe técnica em torno dos encontros pré happy hour, onde são lançadas novas publicações de resultados de pesquisas. O primeiro aconteceu no final da tarde de 5 de setembro de 2017, na biblioteca “Dorival Pimentel”. Até a mais recente edição, em janeiro de 2021, agora com cara e forma.

 

Política

Nova coordenadora da bancada federal no Congresso Nacional, a deputada Aline Gurgel concedeu entrevista sobre temas atuais como transposição, pavimentação de rodovias, segurança pública, assistência social, violência contra a mulher e a abertura de vagas para o maior hopital público do Amapá. O conteúdo está em YouTube.com/CleberBarbosa.

 

Jato brasileiro


Os aeroportos de Congonhas e do Santos Dumont vão passar a contar com pousos e decolagens de jatos da nova geração da Embraer, os 195 E2 da Azul, única companhia aérea brasileira a operar com essas aeronaves no país. Depois de mais de seis meses de trabalho em conjunto com a Embraer, a Azul conquistou o certificado da ANAC para operar com a frota de E195-E2, a maior aeronave a jato produzida no Brasil.

 

Proteção de Dados


O advogado e especialista em Direito Digital, Fernando Bousso concedeu entrevista ontem ao programa Café com Notícia, na Diário FM, sobre o início da entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

 

AS ÚLTIMAS

CEMITÉRIO – Em virtude da pandemia e para evitar aglomerações e risco de contaminação por covid-19, os cemitérios administrados pela prefeitura de Macapá não serão abertos para visitas no Dia dos Pais – domingo, 8 de agosto.
A restrição obedece ao decreto n° 4.448 de 2021 da Prefeitura de Macapá, que fixa horários e regras de funcionamento para diversos setores. A medida já havia sido adotada em maio, no Dia das Mães, data com grande movimento nos cemitérios.
Macapá tem três cemitérios públicos: Nossa Senhora da Conceição, no Centro; São José, na zona sul; e São Francisco, na zona norte. Mesmo com os cemitérios fechados o serviço de sepultamento municipal prossegue.

REGRAS – AO documento estabelece que os cemitérios de Macapá permaneçam fechados para visitas, apenas autorizada a entrada de familiares com objetivo de marcar sepultamentos, sendo o trabalho interno no horário de 8h às 12h e 14h às 18h, de segunda a sexta-feira.
Os sepultamentos deverão ocorrer nos horários de funcionamento dos cemitérios, exceto para causa mortis por coronavírus ou por suspeita deste, podendo, neste caso, ocorrer em qualquer horário em dia e noite.
Só será permitida a presença de 25% do total da taxa de ocupação da capela mortuária, devendo todos utilizarem máscaras. Mortes que não sejam por covid-19, até cinco pessoas.