Cleber Barbosa

Amapá, capital


O governador Waldez Góes declarou a transferência simbólica da sede do Governo do Estado para o município de Amapá, aliás, a primeira capital do então Território Federal do Amapá. A solenidade ocorreu em celebração ao aniversário do município, que completou ontem 120 anos de hiostória e tradição.

 

Praças

Prefeito Furlan foi às redes falar do capricho que pediu à sua equipe em relação às praças da cidade. Após a Praça Isaac Zagury revitalizada, a Praça Pet, criou projeto Vem Pra Praça, que possibilita a adoção pela iniciativa privada e sociedade civil desses espaços públicos. A primeira adoção foi a Praça do Equinócio, pela Associação Nipo-Brasileira.

 

Hospital

O reitor da UNIFAP, Júlio Sá, recebeu a visita do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), general Oswaldo Ferreira. O dirigente nacional visitou as instalações do Hospital Universitário (HU) e sua vinda ao Amapá tem a finalidade de tratar dos últimos ajustes relacionados à manutenção predial do chamado HU.

 

Aviação

Anunciada esta semana pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a introdução do querosene de aviação JET-A no Brasil é uma boa notícia para o setor. A autorização foi feita com a mudança na Resolução ANP nº 778, de 2019, que estabelece as especificações dos querosenes de aviação fósseis e alternativos.

 

Agricultura


O prefeito Furlan, anunciou que sancionará a Lei n° 2.494/2021-PMM, que implanta hortas orgânicas nas escolas da rede municipal de ensino. A lei é de autoria da vereadora Luany Favacho (PROS) e a cerimônia aconteceria esta manhã, na Sala de Reuniões da Prefeitura de Macapá, mas o evento para oficialização do ato precisou ser adiado e deverá ser marcado para a próxima semana.

 

Produção nas redes


No dia 28 de outubro, às 21h, estreia o experimento audiovisual Começo de Engerar Caverna, criado dentro do projeto Mulheres das Cavernas, do grupo Las Cabaças, pelo Itaú Cultural. Vale a pena conferir.

 

AS ÚLTIMAS

FRONTEIRA – O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação Comercial e Industrial de Oiapoque (Acoi) e Prefeitura Municipal de Oiapoque (PMO), promovem o Festival Gastronômico Drive Thru Sabores da Fronteira, no Monumento do Marco Inicial, na orla da cidade, no període de 29 a 31 de outubro, das 19h à meia noite. Evento em Oiapoque é aberto ao público. O município está localizado a 590Km de Macapá, na fronteira do estado do Amapá com Saint George, território Francês. O evento valoriza a gastronomia e principalmente, o pequeno negócio; potencializa a comercialização de produtos fora do lar e promove o consumo de alimentos prontos no município.

regras – Entre as condições apresentadas no edital, os empreendimentos inscritos no Festival Gastronômico Sabores da Fronteira, devem apresentar pratos com receitas inéditas, com a utilização de ingredientes da região; a porção deve conter 350g, com variação mínima de 50g e variação máxima de 350g; e a comercialização será no formato Drive Thru (cliente compra o produto sem sair do carro); o valor padrão do prato é de R$ 25 reais. A coluna apurou junto à organização do evento que as receitas no festival, serão avaliadas por dois (2) júris técnicos (Chefs com formação) e pelo público, esse último, por meio de pesquisa On-Line, com link disponibilizados pelos organizadores.