Cleber Barbosa

Cirurgia rápida


É bom o estado de saúde do governador do Estado do Amapá, Waldez Góes, que foi submetido a uma cirurgia de urgência no início da noite de segunda-feira. Ele permanece internado em leito clínico pós-cirúrgico no Hospital São Camilo e São Luís, após a apendicectomia – cirurgia para retirada de apêndice inflamado.

 

Turismo

Uma comitiva com cerca de 40 pessoas deixou Macapá ontem (05) com destino à Fortaleza (CE) para representar o estado na Abav Expo 2021, a maior feira do setor de turismo em todo o continente. O evento volta a ter o formato itinerante depois de ficar por décadas entre as cidades de Rio de Janeiro e São Paulo. Coluna também embarcou com o grupo na cobertura.

 

Oportunidade

Ainda sobre a feira no Ceará, trata-se de uma grande vitrine para que o Amapá apresente-se como um destino turístico querendo se consolidar, afinal com os efeitos da pandemia o turismo interno – e regional – é uma tendência que vira oportunidade. Organizadores da delegação são a Setur, MacapaTur, o Sebrae, Sindetur, Abav-AP e mais entidades.

 

Campanha

Nos escritórios políticos e comitês partidários duas publicações não podem faltar esses dias. As mudanças nas regras das eleições e as pesquisas de consumo interno. Que de interno não tem nada, pois ganham as redes sociais e os bastidores da política jucuju, com aquilo que os entendidos chamam de “tracking”. Muita intenção de votos e rejeição na planilha.

 

Logística


O diretor da Angência Nacional de Transportes Aquaviários (AnTAQ), Adalberto Tokarski, visitou o Amapá recentemente e saiu com o firme propósito de não apenas destravar a obra do terminal de passageiros de Santana, como garantir um também para Macapá. “Na verdade aqui deveriam ter mais opções, pois a população e os mercados dependem do tranaporte fluvial para tudo”, disse o executivo paranaense.

 

Patrulha no campo


Amapá já recebeu 223 máquinas, e durante a solenidade foram entregues mais 78, além de equipamentos, como tratores, caminhões, motoniveladoras, retroescavadeiras, pá-carregadeira e escavadeiras.

 

AS ÚLTIMAS

AÇAÍ – Um dos produtos mais consumidos pelos amapaenses, o açaí, teve destaque na abertura da 18ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), nesta segunda, 4. No Amapá, o evento é coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec) e tem como parceiros universidades e institutos de ciência e tecnologia. Dentre os estudos apresentados, estão pesquisas sobre manejo, cultivo, produção e o consumo do alimento típico da região amazônica e que tem ganhado notoriedade em todo o mundo. Neste primeiro dia, o pesquisador Nagib Melém, da Embrapa Amapá, ministrou a palestra “Açaí com ciência: produtivo e seguro”.

VACINAS – O Governo do Estado contabiliza ter recebido do Ministério da Saúde, no começo da tarde deste sábado, 2, um novo lote de vacinas contra a Covid-19. São 10.530 novas doses do imunizante da Pfizer que entraram diretamente no combate à pandemia no Amapá. Emtodo o estado, a população vacinável é de 569.316 pessoas.
A Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS) informu que armazenou este lote e prevê a distribuição para esta semana a todos os municípios.
O Governo do Amapá já distribuiu 994.462 doses de vacinas contra a covid-19 para os 16 municípios. Destas, foram aplicadas 661.181 doses.