Cleber Barbosa

“Confie na ciência”


Lições de vida a cada frase de gratidão que saem desta guerreira da foto, Dona Marília Récio, extraoficialmente a primeira amapaense a ser vacinada contra o Covid-19. Foi ontem (12), num hospital público da cidade de Miami, Flórida, onde ela e o marido cumprem quarentena desde o fechamento da fronteira.

 

Para viajar

Se você também está em busca de novos destinos turísticos para retomar as viagens, a coluna dá aqui uma boa dica. Embarque conosco em uma aventura pelo coração da floresta Amazônica desde a cidade de Macapá até o município de Laranjal do Jari, para encontrar a cachoeira mais bonita do Amapá. O vídeo com a reportagem completa está em YouTube.com/CleberBarbosa.

 

Quas spoiler

Só imaginem uma Mulher-Maravilha brasileira, numa floresta amazônica rica em magia e mitologia tupi-guarani. Se você est curioso pra saber como foi isso, se liga no vídeo que Peter Jordan, do canal “Ei Nerd”, em que ele conta tudo sobre o primeiro capítulo da saga. O post foi replicado também em nossa pagina de cultura do Blog.

 

Novos Mercados

O Ministério Público Federal quer que o município de Oiapoque adote a realização de consulta prévia, livre e informada antes de iniciar qualquer obra ou empreendimento no interior ou nos arredores de territórios de comunidades tradicionais. Este é um dos pedidos presentes em ação judicial protocolada na Justiça Federal na fronteira.

 

Na pandemia


O Prefeito de Macapá, Dr. Furlan, cobrou a do Governo uma previsão sobre o início do processo estadual de vacinação contra a Covid–19 para a população, no Palácio do Setentrião, durante o “Fórum Governo e Prefeituras juntos por um Estado Forte”. Em resposta, autoridades apresentaram destaque o respectivo Plano Estadual de vacinação contra a Covid-19.

 

Dormiu mal?


Dormiu mal? Descubra se não chegou a hora de trocar o seu colchão, pois passamos um terço de nossa vida dormindo, fazer esse repouso sobre um colchão adequado e em boas condições é fundamental.

 

Rapidinhas

PANDEMIA – Tem se falado muito sobre a existência de uma nova onda da COVID-19 e sobre as vacinas que prometem imunizar toda a população. E com o aumento no número de contaminados em todo o país. Para falar sobre o assunto, medidas que poderiam minimizar, tem especialista hoje no Blog.

ESPECIALISTA – Trata-se do infectologista e phd Edmilson Migowski, coordenador de Relações Externas da UFRJ, mestre em Pediatria, doutor em Doenças Infecciosas, MBA em Gestão em Saúde. Ele vai falar sobre vacinas, tratamento precoce, testagem, entre outros assuntos. Às 17 horas no Blog.

PROTEÇÃO – A médica amapaense Larissa Gammachi também recebeu a vacina contra o Covid-19, só que na Itália. Ela é irmã de uma religiosa amapaense que atua naquele país, Alliny Gammachi. Há informações também de um outro médico local, vacinado no exterior, mas não confirmação de ser tucuju.

NA FILA – A amapaense Marília Récio está nos Estados Unidos há meses, desde o fechamento da fronteira. Seu esposo, Jorge Récio, ex prefeito de Calçoene, segue por lá aguardando ser chamado pelas autoridades locais em saúde para também receber sua vacina contra o Covid-19.