Cleber Barbosa

Conscientização


Conscientizar e alertar sobre o câncer de mama e o de próstata, este é o propósito da campanha do Governo do Estado para o Outubro Rosa e o Novembro Azul. Com o slogan “prevenção, atitude de quem se ama”, a campanha será unificada. Devido a pandemia do novo coronavírus, vai concentrar as ações nas redes sociais.

 

Eleição interna

Divulgada a lista dos candidatos inscritos para a eleição que vai definir a lista tríplice a ser encaminhada ao governador do Estado para indicação do próximo gestor do MP-AP, para o biênio 2021/2023. A Comissão Eleitoral, designada para conduzir a eleição para o cargo de Procurador-Geral de Justiça chancelou os nomes de Ivana Cei, André Araújo, Alessandra Moro Valente e Alexandre Monteiro.

 

Liderança maior

Vale lembrar que nessa eleição para o cargo maior do Ministério Público Estadual, quem está concorrendo também é a atual procuradora-geral, Ivana Cei, que pode entrar para a história da instituição como a detentora de mais mandatos – seria o quarto. Uma prova inconteste de sua liderança na classe, mas também de unidade do chamado ‘Parquet’.

 

Uma classe

Outra curiosidade destacada pela presidente da Comissão Eleitoral, a decana do MP-AP Clara Banha Picanço: “Pela primeira vez na história do Ministério Público do Amapá a disputa será somente entre promotores de Justiça”, registrou ela, que é do colégio de procuradores de justiça e também ex dirigente do Ministério Público tucuju.

 

No parque


Anote essa dica para o feriado com sua família. Bioparque da Amazônia irá funcionar no feriado da próxima segunda-feira, 12 de outubro, Dia das Crianças e feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

A programação será em horário normal do parque, das 9h às 17h, e garantirá lazer e entretenimento às crianças em meio a flora a fauna amazônica. Uma boa pedida para curtir com seus baixinhos.

 

Saúde mental


Pesquisa feita pelo Dr. Alysson Coimbra, da Cruz Vermelha, para o Dia da Saúde Mental, 10 de outubro, revelou que a pandemia provocou um impacto negativo na saúde mental de mais da metade dos entrevistados.

 

Rapidinhas

REABERTURA – Devido à pandemia do novo Coronavírus, o Bioparque voltou a receber público excepcionalmente de quinta-feira a domingo, atendendo a todos os protocolos de segurança sanitária.

PRECIFICAÇÃO – Antes funcionava de terça a domingo. O ingresso para desfrutar os atrativos e as belezas naturais do espaço custa apenas 10 reais. Crianças até 5 anos de idade não pagam. De 6 a 12 anos é cobrada meia entrada, no valor de 5 reais.

ELEIÇÃO – Por conta dos riscos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Ministério Público Eleitoral (MPE) expediu recomendação para que os diretórios municipais dos partidos políticos de Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio evitem qualquer tipo de aglomeração.

MATERIAIS – Ainda de acordo com os procuradores eleitorais, melhor também evitar compartilhamento de materiais eleitorais impressos e que tomem todos os cuidados necessários nas dependências das agremiações políticas.

SAÚDE – Governo do Estado promove testes rápidos para covid-19 aos profissionais e colaboradores do Hospital de Emergência. O trabalho incluiu atualização da carteira de vacinação dos trabalhadores. Ação garante maior segurança a funcionários e pacientes.