Cleber Barbosa

De novo


Um novo apagão deixou 13 dos 16 municípios do Amapá sem energia elétrica na tarde de ontem (13). Um grande susto para os moradores, A interrupção ocorre cerca de dois meses depois que o estado sofreu com um blecaute que durou mais de vinte dias, causando prejuízos em todos os setores.

 

Mineração

Enquanto a indústria da mineração patinam no Amapá, ali no vizinho estado do Pará elas exportaram juntas US$ 18,5 bilhões em 2020, o que corresponde a 90% das exportações totais do estado (US$ 20,5 bilhões), conforme dados divulgados pelo Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral). O valor foi 15% superior se comparado com o de 2019.

 

Urânio

Ainda sobre o setor mineral, Governo quer parceria privada para exploração de urânio.
Na verdade o governo federal planeja propor a quebra do monopólio estatal na energia nuclear para permitir que empresas privadas possam explorar a mineração de urânio e gerar energia nuclear, disse o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

 

Mercado

Uma das maiores empresas de saneamento privado no país, abre inscrições para seu programa de trainee 2021. O objetivo da Aegea é recrutar jovens recém-formados de todo o Brasil para um intensivo programa de 18 meses de desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais para compor a liderança da empresa.

 

Corrida


Depois da visita à Fiocruz, no Rio de Janeiro, o senador Randolfe Rodrigues seguiu para Brasília onde também cumpre agenda, nesta quarta (13), pela vacina contra a covid-19. Depois, o parlamentar embarca para São Paulo onde, junto com seis prefeitos de municípios amapaenses, visitarão o Instituto Butantan para, também, tratar sobre a liberação do imunizante para o Amapá.

 

Literatura exportada


Escritora brasileira conquista leitores nos EUA, Japão e Reino Unido. Com adrenalina e paixão dos filmes de Hollywood, ela invade a literatura em “Doce Perigo”, que é novo lançamento da escritora Valéria Veiga.

 

Rapidinhas

LITERATURA – Uma história que surgiu nas salas de aula culminou no livro “Aurora Boreal, uma descoberta além das cores”, de autoria da neuropsicopedagoga e professora paulistana Renata Aguilar. Renata trabalhava em aula o fenômeno e notou a dificuldade de conseguir conteúdo qualificado e respeito.

EDUCAÇÃO – Após muita pesquisa, ela conheceu Marco Brotto, O Caçador de Aurora Boreal, especialista no assunto e responsável por muitas expedições com turistas brasileiros em busca do fenômeno em diversas partes do mundo. Assunto bom para os estudantes, em especial para os menores.

SOCIEDADE – Janeiro Branco: Como anda sua saúde mental nesta pandemia? Este é o tema de uma campanha que visa chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades da Saúde Mental e Emocional de pessoas e instituições. Além do isolamento social e do sentimento de medo e incerteza

PREVENÇÃO – O Janeiro Branco só vem reforçar a importância de cuidar da saúde mental, mais ainda em tempos de pandemia, nos quais houve um aumento considerável de transtornos mentais nas pessoas e, em contrapartida, a precarização dos serviços de saúde mental