Cleber Barbosa

De volta


As famílias amapaenses estão aos poucos retomando rotinas com a cidade de Macapá, por exemplo. Na orla, ao lado da Fortaleza de São José, fazer um piquenique já vem sendo uma excelente opção de lazer, com grupos controlados, claro, afinal ainda não acabou a pandemia. Mas é um recomeço, uma retomada.

 

Campo

No Dia do Agricultor, Waldez Góes, reuniu com produtores rurais de Mazagão e Anauerapucu, distrito de Santana, para entregar cheques do Fundo de Desenvolvimento Rural do Amapá (Frap) que ajudarão a fomentar o manejo de açaí nessas localidades. Incentivo para a gente do campo que tanto nos ajuda a colocar comida na mesa e a fortalecer a economia.

 

Agro

A produção de alimentos gerou 151.252 empregos com carteira assinada no primeiro semestre de 2021, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), feito com base nos dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). A Agropecuária registrou criação líquida de empregos (62.419).

 

Números

A coluna apurou que esse resultado observado em 2021 da Agropecuária se soma à contribuição do setor em 2020. Nos demais setores, a criação de vagas de trabalho representou, em grande medida, a recuperação da intensa perda registrada no ano passado, diz o Comunicado da CNA. Matéria completa em nossa página do campo PortaldoAgro.com.

 

Câncer


O deputado Dr. Alberto Negrão realizará no dia 6 de agosto uma audiência pública com tema ”O câncer tá na cara, mas às vezes você não vê”. É uma parceria com a Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço (ACBG Brasil).O Amapá participa pela primeira vez deste evento e terá como representantes o médico oncologista Dr. Clei Charles Ferro Fonseca, e a Fonoaudióloga Laura Karolina.

 

Álbum novo


O artista amapaense Jhimmy Feiches apresentou ontem no rádio o álbum “Dentro D’água a Gente Não Chora”, que será lançado nesta sexta-feira, 30 de julho, em plataformas digitais e no site da Pororoca Sound.

 

AS ÚLTIMAS

CULTURA – No dia 6 de agosto, o cineasta paulistano Ugo Giorgetti ganha retrospectiva de sua obra e pré-estreia nacional das suas duas mais recentes produções, a ficção Dora e Gabriel, de 2020, e o documentário Paul Singer, uma utopia militante, de 2019. Até 5 de outubro, a Itaú Cultural Play terá apresentado 14 de seus principais filmes, como Festa, Sábado e o clássico Boleiros, e outros menos conhecidos como o drama Jogo duro, sua estreia na ficção em 1985. As exibições assinalam a parceria entre a Itaú Cultural Play e o Espaço Itaú de Cinema, que se junta aos demais parceiros curatoriais da plataforma de streaming, gratuita e dedicada ao audiovisual e cinema brasileiro.

AVIAÇÃO – O que antes era visto apenas como uma visão otimista da Azul vem ganhando cada vez mais corpo: o crescimento da demanda por voos domésticos, atrelada ao avanço da vacinação contra a covid-19, fará com que a companhia passe a operar 15 novas rotas a partir de agosto.
Além dos 12 novos destinos anunciados recentemente no interior do Rio Grande do Sul e do Amazonas, a companhia ampliará sua atuação em cidades do interior de São Paulo e nos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Minhas Gerais e Rio Grande do Norte. Azul já é a maior companhia aérea em número de voos e cidades atendidas, tendo aproximadamente 700 voos diários.