Cleber Barbosa

Decretado


O decreto do governador Waldez Góes que determina o retorno responsável e gradual das atividades presenciais nos órgãos estaduais confirma para o dia 10 de agosto. O documento também estabelece a suspensão das aulas presenciais na rede pública e privada de ensino estadual até 31 de agosto.

 

Conhecimento
O período de isolamento social provocou uma alteração na dinâmica de aprendizado do brasileiro: nunca houve tanta procura por cursos on-line no país. Seja para adquirir novos conhecimentos ou capacitação profissional o ensino virtual disparou.

 

Saúde
Sem precedentes, esse ano, o Dia Nacional da Saúde, comemorado hoje, 05 de agosto, será celebrado em meio a uma pandemia que afeta amplamente a receita e a atuação dos profissionais da saúde.

 

Expediente
O Ministério Público Federal (MPF) no Amapá retoma as atividades presenciais de forma gradual desde a terça-feira (4). Integrantes da unidade vão retornar à sede da unidade em sistema de rodízio, por escala.

 

Macapá
O município de Macapá tem 15.640 casos positivos de Covid-19, 383 óbitos confirmados e 99 seguem em investigação epidemiológica. Os dados foram atualizados ontem, segundo a Prefeitura.

 

Amapá
Em todo o estado, o boletim informativo sobre a situação do novo coronavírus no estado diz que agora, são 36.804 casos confirmados e 2.735 em análise laboratorial. Os testes também descartaram 22.251 casos suspeitos.

 

Logística
A forma atirada com que o capital chinês garimpa oportunidades no Brasil fez a gigante Vale negociar com o Terminal Portuário de Alcântara, na cidade de mesmo nome no Maranhão, para aumentar os embarques de minério de ferro. Haja apetite chinês por minério de ferro, dizem especialistas.

 

Portos
Começaram em São Paulo, as simulações de manobras de navios maiores que os atuais em operação no Amapá. Os testes ocorrem na Escola Politécnica da USP, para a futura implantação da Plataforma Logística do Amapá, que prevê a construção de dois novos terminais de cargas, em Santana (AP).

 

Licenças
Os trabalhos mobilizam lideranças e autoridades do setor à Sampa, como a Marinha do Brasil, Docas de Santana, Praticagem e a bancada federal. Pesquisas são necessárias para emissão do parecer definitivo da Marinha para a construção de seus terminais TGA.