Cleber Barbosa

Em manutenção


O Bioparque da Amazônia ficará fechado durante uma semana para visitação do público em geral. De 22 a 29 de novembro, o espaço passará por adequações operacionais e técnicas. Em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), os animais que habitam o parque receberão cuidados de saúde. Retornará na quarta-feira (1º).

 

Moda

Sebrae abrigou o Modamazon – Maracá e Cunani ‘Humanizar a moda através da nossa história’. O evento apresenta a moda local, por emio de desfiles e exposição, na sede da instituição, no próximo final de semana, dias 20 e 21, sábado e domingo, das 16h às 22h, respectivamente. O objetivo, é fomentar negócios, produtores de moda, lojistas, etc.

 

Mercado

De acordo com o gestor de projetos do Sebrae/AP, Rômulo Brasão, as culturas Maracá e Cunani/Aristé, são parte do patrimônio material deixado por grupos indígenas que habitaram a região do Amapá no primeiro milênio depois de cristo até pouco tempo depois do início da colonização. Tem matéria completa em YouTube.com/CleberBarbosa.

 

Mineração

Produtoras de minério de ferro “não estão baratas o suficiente”, diz representate do banco de investimento americano Jefferies disse que sua equipe do setor imobiliária na China ficou otimista na semana passada com base nos sinais de afrouxamento do governo, apontando para um potencial aumento para a demanda por metais em 2022.

 

Mulheres


As mulheres ocupam apenas 15% do quadro geral de trabalhadores na indústria de mineração em 2021, 2% a mais do que o verificado em 2020, segundo o Relatório de Progresso do Plano de Ação para o Avanço das Mulheres na Indústria de Mineração. No total, o setor emprega cerca de 200 mil trabalhadores diretos, segundo o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).

 

Edital de Cultura


Fumcult encerrou o prazo para inscrição nos três editais em andamento voltados para novos talentos, arte presente e manutenção dos espaços culturais do município – todos amparados da Lei Aldir Blanc.

 

AS ÚLTIMAS

LEITE HUMANO – O Banco de Leite do Hospital da Mulher Mãe Luzia iniciou um curso clínico de lactação para orientar as equipes multipro-fissionais da unidade sobre amamentação. O objetivo é que os servidores sejam multiplicadores no papel de identificar dúvidas e inseguranças que possam atrapalhar o processo do aleitamento materno. O curso encerra na próxima sexta-feira, 26, e faz parte da programação do Mês da Prematuridade Neonatal. Entre os conteúdos abordados, estão as práticas para promover o aleitamento desde a gestação até o momento do parto e pós-parto. Também são abordados os casos em que o bebê não pode ser amamentado.

EDUCAÇÃO – A Prefeitura inicia vacinação de pessoas de 18 anos ou mais sem comorbidades nesta segunda-feira (22)
A terceira dose para o público acima de 18 anos sem comorbidade está disponível nesta segunda-feira (22). Para garantir o reforço, é necessário realizar o agendamento on-line disponível no site da Prefeitura de Macapá.
Além da terceira dose, a Secretaria Municipal de Saúde segue na aplicação de D1 e D2 que, agora, também precisa de agendamento. A medida tem o objetivo de evitar aglomerações nos pontos. Data: 22 de novembro (segunda-feira).