Cleber Barbosa

Energia


A Companhia de Eletricidade do Amapá anuncia que vai garantir o fornecimento de energia integral para os municípios onde ocorrerão as eleições municipais. Estes municípios terão energia a partir da 0h de sábado, 14, até às 23h59 do domingo, 15. Macapá fica de fora em razão da suspensão do pleito pelo TRE.

 

Cronograma

Em Macapá, o fornecimento de energia continuará seguindo o cronograma do rodízio de fornecimento de energia. Haverá o reforço das equipes operacionais para atender as ocorrências isoladas na rede elétrica da CEA. Os municípios de Laranjal do Jari, Vitória do Jari e Oiapoque não foram afetados pelo apagão, ou seja, seguem com o fornecimento de energia 24h.

 

Oportunismo

Desde que iniciou a crise energética, além de todos os problemas que a população vem enfrentando, o Ministério Público Eleitoral, por meio do promotor Iaci Pelaes, da 2ª Zona Eleitoral, recebe um grande número de denúncias e processos eleitorais, relacionados a candidatos utilizando ilicitamente desse momento de crise em busca de dividendos.

 

Responsabilidade

Um excesso de judicialização da propaganda eleitoral nesses últimos dias também foi observado. Em parecer emitido à Justiça Eleitoral, o MP-AP se manifestou pelo deferimento de retirada de propaganda em redes sociais, em que um candidato aponta a responsabilidade do “apagão” unicamente para um concorrente.

 

Judiciário


Decisão do Tribunal de Justiça do Amapá prorroga a suspensão do atendimento presencial no âmbito do Poder Judiciário até o dia 17 de novembro, em face do agravamento da pandemia da COVID-19. Estabelece também o regime de trabalho remoto como preferencial e dá outras providências.
A Normativa está em consonância com o Decreto 3885 do Governo do Estado do Amapá de 10 de novembro de 2020.

 

Diabetes e os pés


Você tem diabetes? Redobre os cuidados com seus pés! Unhas encravadas e calos tendem a inflamar com mais facilidade nos pés diabéticos, alerta podóloga Malú Pinheiro, em post especial que está em nosso Blog.

 

Rapidinhas

INDÍGENAS – A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), em parceria com o grupo de pesquisas em Poéticas Ameríndias, está promovendo até dezembro, o ciclo “Outros cinemas ameríndios: novos olhares sobre a produção audiovisual indígena”. No dia 19, o tema será Mulheres indígenas realizadoras.

AUTORIDADE – Entre as convidadas, estão as produtoras e diretoras indígenas Marta Tipuici (Manoki/MS) e Vanuza Bomfim (Pataxó/BA). Marta mora na aldeia Treze de Maio, na Terra Indígena Irantxe, município de Brasnorte-MT. Já morou em outros lugares, como Cuiabá, onde fez a graduação em Ciências Sociais.

AJUDA – A Azul Linhas Aéreas, em parceria com a Sabesp, transportou gratuitamente 100 mil copos de água para atender a população afetada pela falta de energia elétrica e abastecimento de água no Amapá. A ação solidária visa diminuir o impacto há uma semana com o apagão no estado.

MOBILIZAÇÃO – Uma das aeronaves da Azul Cargo, modelo Boeing 737-400F, decolou do Aeroporto de Viracopos, em Campinas para Macapá, com donativos foram entregues ao Exército e à Cáritas Diocesana de Macapá. As 2.100 caixas com 100.800 copos individuais representam 20 toneladas de carga.