Cleber Barbosa

Ensino inclusivo


O coordenador da bancada federal do Amapá, deputado André Abdon (Progressistas/AP) debateu formas de garantir o ensino superior em comunidades quilombolas. O parlamentar foi até
a Universidade Federal do Amapá e busca concretizar projeto inovador de interiorização. A vice-reitora da Unifap, Simone Leal, também participou do encontro.

 

Força do agro

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro cresceu 2,78% em outubro passado em relação ao mesmo mês de 2019, e acumulou alta de 16,81% nos primeiros dez meses de 2020 na comparação com igual período do ano anterior, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

 

Novo artigo

Atravessamos há mais de 1 ano um dos piores momentos da história da humanidade, um vírus parou o mundo e a recente catástrofe em Manaus, no Brasil, recoloca em pauta a discussão sobre quem vai responder pela sequência de erros e omissões na gestão da pandemia em nosso país. E tem reflexões do advogado Cassio Faeddo em nosso Blog.

 

Enquadramento

O advogado lembra que além dos crimes de responsabioidade, o artigo 132 do CPB traz a seguinte redação, “expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e eminente”, diz o advogado, e continua “no artigo 268 o código destaca como crime infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa”.

 

Saneamento


O novo prefeito de Tartarugalzinho, Bruno Mineiro (Democratas/AP) debateu com o presidente da CAESA um projeto que pretende melhorar e ampliar os serviços de água e saneamento básico na cidade, distante 230 km da capital.
A intenção do gestor municipal é que o município invista recursos nesses trabalhos com o suporte técnico e execução da estatal.

 

Jovem aprendiz


Além do ressecamento normal causado pelo uso do álcool em gel, a pele também pode apresentar coceira, descamação e até feridas. Tem um post interessante sobre esse tema em nosso Blog. Em CleberBarbosa.Net

 

Rapidinhas

ÍNDIOS – O Governo do Amapá capacitou profissionais de saúde para o início da força-tarefa que busca imunizar 7.616 indígenas com mais de 18 anos contra a covid-19. O trabalho, que alcançará 142 aldeias do estado, é uma parceria com o Distrito Sanitário Especial Indígena e a Fundação Nacional do Índio.

AVIÃO – As equipes são compostas por enfermeiros e técnicos de enfermagem. Conforme o planejamento, eles viajarão por meio de aeronaves para as aldeias localizadas em Oiapoque, Pedra Branca do Amapari e Parque do Tumucumaque – unidade de conservação brasileira de proteção integral.

PANDEMIA – A vacinação contra covid-19 iniciou nesta semana em todo Brasil e no Amapá a primeira vacina foi aplicada na última terça-feira, 19. Por se tratar de um novo medicamento, que ainda está na fase de uso emergencial, existem diversas dúvidas da população.

VACINA – A vacina CoronaVac produzida pelo Instituto Butantan de São Paulo e entregue pelo Ministério da Saúde (MS) tem algumas recomendações na bula para melhor aplicação: o imunizante, que contém 0,5 ml de antígeno do vírus SARS-CoV-2, é composto por vírus atenuado, enfraquecido.