Cleber Barbosa

Frente a frente


Jaime Nunes foi ao encontro de diversos segmentos do setor econômico em uma reunião na sede do Sebrae, em Macapá. Do turismo a oleiros cerâmicos, passando por produtores rurais e donos de mercantis, todos puderam falar onde aperta o calo.
Ouviram propostas de apoio por parte do estado.

 

Incertezas

Empreendedores do setor de turismo do estado estiveram reunidos com o vice-governador Jaime Nunes para tratar da retomada, quando a pandemia tiver passado. Mas se nem isso a gente sabe quando ocorrerá, tampouco se tem um cenário favorável diante dessa incerteza e, especialmente, a situação de apagão que o Amapá se encontra atualmente, para piorar ainda mais esses mercados.

 

Negligência

O presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica, André Pepitone, falou à Câmara dos Deputados sobre o blecaute ocorrido no estado. Para ele, nenhum sistema elétrico é infalível, mas o que ninguém pode aceitar é a negligência com que a situação foi conduzida. A falta de um plano de contingência, alterantiva ou redundância observada na questão.

 

Raio não

O detalhe é que caiu por terra a versão inicial de que uma tempestado de raios teria sido a causa para o incândio na Subestação em Macapá. A perícia descartou essa possibilidade veementemente, colocando em xeque a vesão de causas naturais sustentada pela empresa contratada para fazer a gestão da estação abaixadora de energia, via Linhão.

 

Pelo verde


Os Títulos Verdes ou “Green Bonds”, já são uma realidade no Brasil. São títulos de renda fixa que buscam unir sustentabilidade com retorno financeiro e já movimentou 8,1 bilhões na economia. Então mais que oportuno o projeto “Tesouro Verde” que Waldez vinha propagando aos quatro cantos do país e até no exterior antes da pandemia. Poderá ser então uma alternativa econômica importante para quando o Covid-19 tiver sido definitivamente erradicado do planeta.

 

Plano de socorro


Governo lança portal de transparência sobre medidas adotadas para o fornecimento de energia no Amapá. Além de prestação de contas, a plataforma reúne medidas adotadas pelo Estado e governo federal.

 

Rapidinhas

CRISE – Há duas semanas, a população do Amapá enfrenta uma crise energética e o Ministério Público do Amapá continua acompanhando, com o Ministério Público Federal as medidas adotadas pela União e Governo Estadual para minimizar os impactos do apagão iniciado no dia 3.

NÚMEROS – A promotor de Justiça Marcelo Moreira, junto com o procurador-geral da República, Pablo Beltrand, participaram no Palácio do Setentrião, da reunião do Gabinete de Crise instalado no Estado, juntamente com os órgãos federais responsáveis pelo setor, para a avaliação diária da execução do plano

ECONOMIA – Em um evento sobre tecnologia para o campo, o vice-presidente Hamilton Mourão, afirmou que a disponibilidade exuberante de recursos naturais típicos do bioma amazônico oferece o incremento da bioeconomia, como fator de promoção social e da redução das carências locais.

LIDERANÇA – Mourão enfatizou que pelo Brasil ser uma potência agroambiental, é preciso estender a capacitação tecnológica que potencializou a agricultura para o setor ambiental, garantindo, desse modo, resultados mais efetivos, com maior agilidade, menor custo, esforço e risco.