Cleber Barbosa

Fronteira


Registro do encontro da delegação do Centro de Cooperação Policial de Saint-Georges de l’Oyapock para discutir questões de cooperação de segurança que fortaleçam a cooperação regional em ambas as margens do rio Oiapoque, tentando aproximar as forças de segurança.

 

Apresentadores

Jornalista Narjara Costa e o digital influencer Huck Pão confirmados como apresentadores da live solidária do próximo dia 31 em Santana. Evento denominado “Amapá Agro” será às margens do Rio Matapi, a partir das 17 horas, com muita música e filantropia.
ideia é marcar a retomada. Da vida, dos negócios, de uma nova fase, recomeçar, enfim.

 

Na mata

A secretária estadual do Turismo, Rosa Abdon, aceitou convite dos guias de turismo e partiu para a “Remada de Igarapé” no fim de semana, num roteiro radical de quase duas horas em prancha de “standup pedal”.

A experiência vai agregar ainda mais neste novo produto turístico que acontece em plena região metropolitana da capital.

 

Baixa na mídia

A coluna registra, com pesar, falecimento de um colega de profissão, o atuante radialista Washington Vieira, vítima de acidente de trânsito em Macapá. Entidades da classe dos radialistas e jornalistas manifestaram toda a comoção com a precoce perda do profissional.

O acidente foi em perímetro urbano, com a moto que o jornalista trafegava.

 

Um herói


O jovem estudante universitário Lucas Edileno, de 20 anos, teve papel decisivo evitando que fosse mais grave o início do incêndio no condomínio Macapaba, na semana passada. Assim que observou a fumaça pelos corredores, conseguiu identificar os primeiros focos e com baldes de água conseguiu debelar o fogo.

Amigos sugeriram estudar para o próximo concurso público para o Corpo de Bombeiros. Brincadeiras à parte, foi ato heróico sim.

 

Incentivo à cultura


O Governo do Estado lançou dois editais com processos de inscrição de forma eletrônica, atendendo diversos segmentos da área cultural. No âmbito da Lei Aldir Blanc, coordenada pela Secretaria de Estado da Cultura.

 

Rapidinhas

POLÍCIA – Secretário Evandro Milhomem, da Secult, quer contemplar artistas dos 16 municípios em todas as vertentes culturais com o edital emergencial publicado na semana passada, para selecionar novos projetos e produções com os incentivos fiscais da Lei Aldir Blanc.

PALAVRA – “Queremos que nossos artistas possam acessar ao processo dos editais e faça sua inscrição, pois, esse recurso é especifico para o setor e nosso objetivo é contemplar os fazedores de cultura que sofreram grande impacto devido à pandemia”, destacou Milhomen.

EDUCAÇÃO – O governador Waldez foi a Santana para entregar a nova escola Elizabeth Esteves reformada e adaptada. Mais de R$ 1.466.585,45 foram investidos em serviços de ampliação e adaptação da escola que atende 8° e 9° anos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio em tempo integral.

URBANISMO – Waldez destacou ainda que desde 2015, o GEA já asfaltou mais de 32 quilômetros de ruas e avenidas em Santana. Com investimentos que somam R$ 56 milhões, as obras incluem terraplanagem, drenagem, pavimentação asfáltica, construção de meio-fio, calçada e ciclovias.