Cleber Barbosa

Futuras emendas


A bancada federal do Amapá tem uma data dada como certa para a retomada das reuniões presenciais: 20 de outubro. É quando vai sentar com estado e municípios para a definição das emendas parlamentares para o exercício financeiro de 2021. Normalmente isso ocorria com os prefeitos eleitos já definidos. Agora não…

 

Uma saída

Titular da SEMOB, arquiteto David Covre acertou na mosca ao apostar na abertura de vias alternativas no entorno da ponte Sérgio Arruda, na saída de Macapá. Um acidente entre dois ônibus na sexta-feira gerou grande confusão e as ruas agora pavimentadas deram um fôlego e tanto para quem passava lá, além de ajudar as manobras das equipes de socorristas e paramédicos.

 

Ar livre

No próximo domingo, é comemorado o dia da natureza. E diante da situação em que vivemos, além da nossa casa, treinar em um ambiente aberto e arejado traz maior segurança. Além disso, foi comprovado por estudos científicos, que os sons da natureza ajudam a combater o estresse no organismo. Tem dicas valiosas de Márcio Lui em nosso Blog.

 

Bicho morto

O senador Randolfe disse que pode até parecer algo “fofo” o presidente Bolsonaro sancionar a lei que aumenta a punição para quem comete maus tratos a cães e gatos, mas entende ser uma contradição com o que vem ocorrendo no Pantanal, onde as queimadas matam a fauna.
O parlamentar diz que depois da lei 1.095/2019 uma segunda ampliará o leque de espécies.

 

Bola na lama


Depois do estádio Zerão, que recebeu público na final do campeonato de futebol, agora trambém as arenas na orla estarão liberadas para quem curte o Fut-Lama. Neste fim de semana rola o Torneio Verão, com 8 equipes femininas e 16 masculinas disputando a competição.
Os jogos irão ocorrer em duas arenas, que serão montadas ao lado do Trapiche Eliezer Levy. Cada time pode inscrever 12 atletas.

 

Teatro virtual


Julia Lemmertz, Georgiana Goes e Pedroca Monteiro, dirigidos por Ernesto Piccolo, tiveram de se desdobrar para superar os desafios da tecnologia e realizar a releitura online da comédia ‘Simples assim’. No YouTube.

 

Rapidinhas

PANDEMIA – Com a queda no número de casos e a estabilização da taxa de internações, Centros de Atendimento Covid 1, 2 e 3, darão espaço a outros serviços de saúde reduzidos durante a pandemia.

MINERAÇÃO – A Agência Nacional de Mineração (ANM) quer mapear as 2.533 permissões de lavra garimpeiras já concedidas no país, concentradas nas regiões Norte e Centro-Oeste.

LAVAGEM – O trabalho será realizado em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais, e deve levar três anos. ANM vai investigar garimpos que ‘esquentam’ ouro.

ESTOURO – Ainda sobre o setor mineral, uma operação da Polícia Federal fechou garimpo ilegal de ouro e estanho no Pará

BALANÇO – Sete pessoas foram presas por exploração ilícita de ouro e estanho dentro da Área de Proteção Ambiental Triunfo do Xingu, entre os municípios de São Félix do Xingu e Altamira, no sudoeste do Pará.

BALANÇO – Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas-PA), o fechamento do garimpo ilegal faz parte da Operação Amazônia Viva, que busca combater crimes ambientais no estado.

LIVES – No próximo domingo nosso Blog divulga a agenda das entrevistas da semana.