Cleber Barbosa

Grandeza de Davi


O senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ), concedeu entrevista à CNN Brasil onde declarou que seu pai, o presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido), e o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), poderiam ter evitado a troca de farpas públicas relacionadas à demora no processo de pautar a sabatina de André Mendonça, que foi indicado pelo presidente ao Supremo Tribunal Federal (STF). Flávio, no início da entrevista, negou que tivesse proposto a Davi um almoço com Bolsonaro para debater o caso.

 

Segurança alimentar

O Governo do Estado vai distribuir 3.892 cestas de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social de 40 comunidades quilombolas. Os alimentos fazem parte da etapa emergencial da Ação de Distribuição de Alimentos (ADA) e foram enviados pelo Ministério da Cidadania, por meio da Fundação Cultural Palmares e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O suporte vai auxiliar as pessoas que foram afetadas pela pandemia de covid-19.

 

Capacitação

Iniciou nesta sexta, 15, o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar. São 29 capitães que farão a especialização em Gestão e Segurança Pública na Escola de Administração Pública do Amapá (EAP). A especialização tem carga-horária de 470 h e duração de 3 meses. Durante a aula inaugural do curso, o governador Waldez Góes elencou os investimentos do Estado na segurança pública.

 

Parceria

O coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJAP), desembargador João Lages, recebeu, o presidente da CEA, Marco Pereira, para tratar de caminhos para renegociar débitos de consumidores economicamente vulneráveis. O objetivo do encontro é que a Justiça do Amapá, por meio de suas estruturas de conciliação e mediação, possa auxiliar em um tratamento pré-processual destes débitos.

 

Finados


Depois de quase dois anos vetado o acesso da população aos cemitérios da capital, devido a pandemia da Covid-19, a Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana (SEMZUR) liberou o acesso aos amapaenses para o Dia de Finados (2 de novembro). O acesso será monitorado pela Semzur e deve ser respeitado os protocolos de segurança contra a covid-19.

 

Brasil Verde


O governador Waldez Góes reiterou adesão do Amapá ao Consórcio Brasil Verde durante um encontro online do Fórum Nacional de Governadores. O modelo
foi idealizado em setembro pelos líderes estaduais com foco na proteção do meio ambiente e propõe coordenações regionais pelos biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado, Pampa, Mata Atlântica, Caatinga e Pantanal.

 

AS ÚLTIMAS

EMPREENDEDORES – Nesta quinta-feira (14), aconteceu a aula inaugural de capacitação para empreendedores do Mercado Central. A capacitação é realizada pelo Sebrae e tem o objetivo é qualificar os empreendedores para o aperfeiçoamento técnico e gerencial do seu negócio, fortalecer e consolidar o mercado como polo turístico, e contribuir para o fortalecimento e competitividade dos pequenos negócios desenvolvidos pelos empreendimentos.

VILA NOVA – Localizada no trecho do KM 212 da BR-156, que interliga a região do Vale do Jari à capital do Estado. Por seu caráter precário, será substituída por uma nova ponte, também de madeira, que está em fase de construção ao lado da antiga.

LEI DO ICMS – O Comsefaz (Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal) enviou ofício ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), solicitando audiência para discutir o Projeto de Lei Complementar 11/2020, que altera a cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre os combustíveis.