Cleber Barbosa

Investimentos


O Museu Sacaca recria ambientes, cultura e construções tradicionais do Amapá. São espaços como as casas de farinha, ribeirinha, indígena e do castanheiro que retratam cenas do cotidiano de comunidades do estado. Estas são algumas das construções que estão recebendo investimentos e revitalização do Governo do Amapá.

 

Evento

Dentro da programação das comemorações dos 15 anos da lei Maria da Penha, o Governo do Amapá proporcionou uma live interativa nas redes sociais da Secretaria Extraordinária de Política para Mulheres (SEPM), roda de conversas e debates com representantes dos Movimentos Sociais de Mulheres. O evento ocorreu no Espaço de Vivência Raimunda Ramos, área externa da SEPM revitalizada em março deste ano.

 

Auxilio Brasil

O valor do benefício do novo programa social do governo, que deve se chamar Auxilio Brasil, já causa o primeiro atrito entre e equipe do ministro da Economia Paulo Guedes e o centrão, agora no coração do governo, com a Casa Civil.

 

Operação

A Delegacia de Crimes Contra a Mulher (DECCM), da capital, deflagrou na manhã desta sexta-feira (06) a ‘Operação Penha V’, para fiscalizar o cumprimento de 50 medidas protetivas de urgência concedidas a mulheres vítimas de violência doméstica em Macapá. A operação já havia sido deflagrada na quinta-feira (5) no município de Santana, região Metropolitana, para fiscalizar 40 medidas de proteção.

 

CoronaVac


Um estudo conduzido por pesquisadores do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) com pacientes imunossuprimidos mostrou que a vacina contra o coronavírus CoronaVac foi bem sucedida ao aumentar os níveis de anticorpos contra a doença. A pesquisa foi publicada, em julho, na revista científica britânica Nature.

 

Ativista socioambiental


Amazônida, camponês e extrativista, este é Pedro Ramos, primeira pessoa a receber o título de Dr. Honoris Causa concedido pela Ueap. A cerimônia aconteceu nesta última quinta-feira, 5, e contou com a participação da família do ambientalista e de vários pesquisadores que, através da pesquisa científica, visibilizaram a vida e luta do ativista.

 

AS ÚLTIMAS

Exame – O GEA passa a ofertar o exame de avaliação do sistema imunológico, conhecido como CD4+, para pacientes que vivem com HIV no município de Oiapoque, norte do estado. A análise, agora, está disponível na Unidade Laboratorial de Fronteira (Lafron) da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), situada na cidade.
O CD4+ permite a contagem de linfócitos no sangue: quanto mais baixas as células CD4+, principal alvo do vírus – maior é o risco do paciente contrair doenças oportunistas. É a primeira vez que o município oferta este exame.

Covid-19 – Mais de 100 mil pessoas já completaram o ciclo de imunização contra a covid-19 no Amapá. A marca histórica está no boletim epidemiológico publicado pelo Governo do Estado nesta sexta-feira, 6. Leia o boletim completo aqui. São 100.658 amapaenses que receberam a imunização em dose única (Janssen) ou as duas doses das vacinas AstraZeneca, Pfizer ou CoronaVac – o que representa 17,68% da população vacinável no Amapá (acima de 18 anos). Até o momento, o Estado distribuiu 563.737 doses de vacinas para os 16 municípios, destas, foram aplicadas 414.649 doses. O alcance é fruto de um esforço do governo estadual para imunizar a população de todo estado, desde a região metropolitana, até o interior, passando por áreas remotas, como aldeias índigenas e regiões ribeirinhas.