Cleber Barbosa

Natureza


Com novo visual, agora de barba, o governador Waldez Góes defendeu a formulação de propostas de remuneração para produtores, pecuaristas, indígenas, quilombolas e também estados federados que carregam a responsabilidade de manter a preservação das áreas florestais.

 

Educação

O deputado federal Acácio Favacho (PROS/AP) protocolou ofício junto ao Ministério da Educação solicitando a suspensão ou prorrogação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, o ENADE. O parlamenbtar amapaense declara no ofício que avaliação neste momento seria injusto. “Não concordamos com isso! É injusto!”, diz.

 

Pesca

O prefeito Carlos Sampaio, do município de Amapá, disse não ser “lenda urbana” a história de que municípios paraenses levam a fama de ser maiores produtores de algumas espécies de peixe que na verdade são da Costa amapaense. “A concorrência com grandes companhias do Pará e até do Nordeste é desleal com o nosso pescador artesanal”, disse ele.

 

Mineração

Enquanto o setor de mineração no Amapá ensaia retomada, o mercado é incerto. Os riscos de baixa para o minério de ferro estão aumentando com a queda na produção de aço e no setor de construção da China, aumento dos estoques portuários e uma onda de novos suprimentos a caminho do maior consumidor global da matéria-prima siderúrgica.

 

Futebol


O Santos/AP volta aos campos para semifinal contra o Ypiranga Clube no Campeonato Amapaense de Futebol Profissional neste domingo, às 17h. A mudança na tabela se deu pela anulação dos jogos entre Santos e Independente, após decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Jogo de volta entre Ypiranga e Santos acontece na quinta-feira (28), às 20h, também no Estádio Zerão.

 

Mudança no trânsito


As avenidas Cora de Carvalho e Padre Júlio Maria Lombaerd funcionarão no sistema binário a partir do dia 30. A CTMac segue sinalizando as vias – vertical e horizontal – com realocação de semáforos e placas.

 

AS ÚLTIMAS

BAILIQUE – A Prefeitura de Macapá, em ação conjunta das secretarias de Mobilização e Participação Popular (Semopp) e Secretaria de Assistência Social (Semas), já distribuiu mais de 10 mil fardos com água mineral às famílias residentes no arquipélago do Bailique, distrito totalmente afetado pela crise da água salgada. O avanço do oceano Atlântico sobre o rio Amazonas tornou-se um verdadeiro problema para os moradores do distrito localizado a 180 km da capital Macapá, onde a água doce, agora salgada, está totalmente imprópria para o consumo humano. O fenômeno ocorre sempre no segundo semestre e de acordo com os moradores, a cada ano que passa fica mais intenso.

regras – Entre as condições apresentadas no edital, os empreendimentos inscritos no Festival Gastronômico Sabores da Fronteira, devem apresentar pratos com receitas inéditas, com a utilização de ingredientes da região; a porção deve conter 350g, com variação mínima de 50g e variação máxima de 350g; e a comercialização será no formato Drive Thru (cliente compra o produto sem sair do carro); o valor padrão do prato é de R$ 25 reais. A coluna apurou junto à organização do evento que as receitas no festival, serão avaliadas por dois (2) júris técnicos (Chefs com formação) e pelo público, esse último, por meio de pesquisa On-Line, com link disponibilizados pelos organizadores.